Você Pergunta

Não estou conseguindo cumprir uma promessa. O que fazer?

O Rodrigo não me disse seu sobrenome. Ele é de João Pessoa (PB) e me fala de sua dificuldade em cumprir uma promessa feita, e pergunta o que fazer. 

Rodrigo, tenha você recebido de Deus a graça ou ainda não, eu quero dizer a você que muitas vezes se esconde, por trás dos votos e promessas que fazemos, um ato de descrença ou de fé imatura na misericórdia de Deus. Passamos a ideia de que Deus não compreende nossa dor, nossa angústia, nosso medo, e só se comoverá seu eu fizer isso ou aquilo. E, nesse “isso” e “aquilo”, incluem-se coisas que em nada contribuirão para uma comunhão mais profunda com Deus. Seremos sempre devedores a Ele, nos esquecendo de que temos um Pai que nos ama, nos conhece, sabe de nossas necessidades, cuida de nós com um amor sem fim. 

O voto, a promessa que juntamos às nossas preces, deve significar apenas que, na sua imensa misericórdia, Deus merece tudo o que fizermos para agradecê-lo.  E nesse “tudo” tem prioridade uma vida de comunhão com Deus, uma vida de comunhão com o próximo, um compromisso de colocar no rumo de Deus os nossos passos. A Deus pouco adiantará o cabelo que eu não vou cortar, a comida que eu gosto e que vou me abster. Deus ficará imensamente feliz de ver nossa gratidão traduzida numa fé madura, num amor imenso a Ele e aos pequenos e pobres que Ele tanto ama, numa esperança sem limites nesse mesmo Pai, esperança que não me faz desanimar de buscar o caminho da santidade. 

Rodrigo, dentro desses princípios que acabei de expor, você mesmo escolha algo para demostrar a Deus sua gratidão pela graça pedida já recebida ou não.
 

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.