Saúde

Doutora, o que é fibromialgia?

Um paciente durante a consulta disse não saber o que era fibromialgia. De uma forma simples lhe expliquei, separando a palavra: “fibro” vem de fibras, “mio” vem de músculo e “algia” significa dor. Então, fibromialgia ocorre quando a pessoa tem, nos músculos e nas fibras de todo o corpo, uma  sensação de cansaço, alterações no sono, na memória e no humor, que pode ser acompanhada por fadiga. 

É uma doença crônica que, apesar de ser generalizada, pode ser mais frequente nas costas, cotovelo, abdômen e pescoço. A dor pode estar presente durante o dia, mas se intensifica à noite. Pode também apresentar formigamento e sensibilidade ao frio e ao calor. Como uma das causas é hormonal, pode também provocar esquecimento e falta de concentração. Nem sempre é necessário realizar exames para ter o diagnóstico. 

Medicamentos, psicoterapia e redução do estresse podem ajudar no controle dos sintomas. Exercício físico regular, relaxamento e acupuntura aliviam muito as dores. Pacientes que além dessa doença têm artrose terão mais benefícios com hidroginástica

Costumo dizer que a atividade física para pacientes com fibromialgia não é lazer, e sim tratamento obrigatório. Muitos pacientes ficam totalmente sem dor ao realizá-la. Massagem é bom, mas só se realizada por profissional. Tratamento medicamentoso com anti-inflamatórios ou medicamento controlado ameniza as dores, melhora o sono e estabiliza o humor. Fibromialgia dói muito, mas se você, além dos medicamentos, seguir a rotina de exercícios, ficará aliviado e terá mais prazer em viver. 

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (PSF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.