Liturgia e Vida

Curou muitas pessoas de diversas doenças

5º DOMINGO DO TEMPO COMUM 04 DE FEVEREIRO DE 2018 

Depois da prisão de João, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus. Evangelho de Deus é uma Boa Notícia dada por Deus. Em que consistia essa Boa Notícia? Jesus dizia: “O tempo se completou e o Reino de Deus está próximo”. Com a morte de João Batista, terminou um tempo da história humana e começou outro. Poderíamos dizer, simplificando, que terminou o Antigo Testamento e começou o Novo. E que “o Reino de Deus está próximo”. Está perto, pode ser tocado com a mão, já está acontecendo. Mas é preciso converter-se para poder ver que ele está acontecendo.

O primeiro sinal público de Jesus no início do seu ministério foi a expulsão do demônio na sinagoga da Cafarnaum. “Você veio para nos arruinar?”, gritou o demônio. “Vieste para nos destruir?” O poder que o demônio exerce sobre o ser humano está em perigo. Sua força está diminuindo. O Reino está presente com autoridade maior do que a do poder demoníaco, que diminui o ser humano. Para realizar a Sua missão, em favor do ser humano, Jesus chamou algumas pessoas para serem pescadores de gente. Essas pessoas se multiplicaram, e hoje somos nós os pescadores de gente, colaboradores de Cristo. 

A vida do ser humano nesta terra é dura. É uma verdadeira luta. É feita de meses de decepção e de noites de sofrimento. Todos experimentamos as dificuldades da vida, a dor e os desencantos de cada dia. Nossos dias parecem se consumir sem esperança, a felicidade passa como um sopro, e nossos olhos não voltam a vê-la. Quem vai nos tirar do aperto da angústia e nos colocar no largo espaço da salvação? Quem, como Paulo, se fará fraco com os fracos para salvar ao menos alguns? João Batista dizia aos judeus: “No meio de vocês está alguém que vocês não conhecem”. “O Reino de Deus está próximo”, diz agora Jesus. E o salmista vê alguém que “conforta os corações despedaçados e enfaixa suas feridas e as cura”. 

Jesus saiu da sinagoga e foi até a casa de Pedro. A sogra do Apóstolo estava com febre. Novamente, Jesus faz gestos reveladores da presença do Reino. Ele se aproxima, segura a mão da senhora enferma e a ajuda a se levantar. A febre, então, desaparece. Terminado o sábado, levam a Jesus todos os doentes e os possessos. Jesus curou muitos deles. Levaram todos e Jesus curou muitos. Não curou todos. Deixou alguns para nós. Mostrou o que Deus quer e deixou nas mãos dos pescadores de gente levantar o ser humano prostrado. Preparem bons profissionais da saúde e não deixem faltar vacinas! Entretanto, Jesus se retirou e foi rezar por todos nós. 
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.