Saúde

UBS, AMA, UPA e hospital é tudo igual? A resposta é: não

Muitas pessoas que não têm convênio ficam em dúvida sobre qual serviço procurar quando adoecem. Cada serviço tem a sua especificidade. A UBS atende consultas marcadas e problemas de baixa complexidade, como doenças crônicas, resfriados, gripes, e aos poucos está se adaptando para atender pequenos procedimentos e atendimentos de média complexidade dos pacientes cadastrados em cada posto. Também realiza promoção e prevenção de saúde, visitas domiciliares, vacinação, coleta de exames preventivos e distribuição de medicamentos gratuitos. 

A AMA atende problemas de saúde de média complexidade, como dor de ouvido, dor de garganta, crises de asma e infecção urinária. Realiza, também, administração de medicamentos, suturas, drenagem de abscessos e RX de qualquer paciente sem cadastramento prévio. 

A UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, pode resolver grande parte das urgências e emergências e tem estrutura de hospital, mas em menor escala. 

O Pronto Socorro é preparado para atender urgências e emergências, como UTI, internações e avaliação de especialistas e centro cirúrgico. Todos os serviços de saúde estão aptos a fazer o primeiro atendimento de urgência e emergência, mas nem sempre têm a estrutura necessária para o melhor atendimento. Se cada pessoa procurar o serviço adequado para seu problema, fica menos tempo esperando, tem um melhor atendimento e uma resolução mais adequada. 

Observação: emergência é uma ameaça imediata de risco de morte, enquanto a urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.