Saúde

Você sabe o que é hidradenite?

A hidradenite supurativa é uma doença dermatológica inflamatória e crônica, bem dolorosa, mais frequente em mulheres na puberdade, caracterizada pela presença recorrente de nódulos na pele, que podem evoluir com abertura e drenagem de pus. Ela acomete essencialmente as regiões onde a pele fica em constante fricção, como as axilas, a região entre as nádegas, as virilhas e sob os seios. Não é uma doença contagiosa.

As causas ainda não estão bem estabelecidas, mas ela pode ser considerada uma doença autoinflamatória, quando ocorre uma resposta inflamatória exagerada que agride a pele. Esses nódulos tendem a persistir e recidivar, de modo que uma mesma lesão pode inflamar e desinflamar várias vezes no mesmo local, formando cicatrizes. As lesões podem ser muito dolorosas e a constante eliminação de pus pode causar mau odor e manchar as roupas. 

Estudos relacionam a hidradenite com obesidade, tabagismo, dieta rica em carboidratos, açúcares e gordura animal. Além disso, evitar o uso de roupas apertadas e o suor excessivo nestas áreas pode ser benéfico. Depilação definitiva, com laser de alta potência, destrói os folículos pilosos da região afetada e pode reduzir o problema. O diagnóstico é feito por meio do exame físico. 

O tratamento depende da gravidade. Pode ser realizado com antibiótico via oral, anticoncepcional ou drenagem cirúrgica. No caso de suspeita, procure um dermatologista ou um clínico.

(Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia) 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.