Saúde

Tumor é câncer? A resposta é: depende

É muito comum os pacientes se assustarem ao verem um resultado de exame escrito tumor ou neoplasia. Logo, relacionam com câncer. Mas, é preciso ver outros detalhes para saber o que realmente o tumor a fim de não sofrer antecipadamente.

Vamos esclarecer algumas terminologias. Tumor, também conhecido como neoplasia, é um termo usado para designar uma proliferação celular anormal e que pode ser benigno ou maligno.

O tumor benigno não é câncer e não sofre metástase, isto é, não se espalha por outras regiões do corpo. É uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. O tumor maligno é o que chamamos de câncer, que se caracteriza pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgânicas. Dividindose rapidamente, essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis. 

Algumas dicas: não use a internet para verificar resultados de exames, principalmente de biopsias, pois a maioria dos pacientes chegam no consultório com uma ideia equivocada ou supervalorizando o problema. Não se faz diagnóstico, principalmente prognóstico, somente com o resultado do exame. São necessários outros dados, que só o médico que solicitou o exame saberá. 

Outra informação: jamais compare sua doença ou o resultado do seu exame com o do vizinho, tio nem mesmo com do seu irmão. Cada pessoa é um mundo, e o comportamento da doença é individual: depende de cada organismo e depende de você. Ao pegar o resultado de um exame, entregue ao seu médico.

Dra. Cássia Regina 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.