Saúde

Estomatite

Estomatite, também conhecida como afta, é o nome que se dá a qualquer processo inflamatório que acomete a mucosa da boca, de causa variada e que pode estar relacionado com a baixa imunidade, tabagismo e estresse.

Alguns problemas digestivos também podem estar entre as principais causas. Caracteriza-se pelo aparecimento de manchas brancas, avermelhadas ao redor, na superfície da mucosa da boca e da garganta. São rasas e limpas, sem nenhum sinal de pus, infecção ou bactérias alojadas no local.

Essas lesões podem espalhar-se pela parte interna das bochechas e dos lábios, pela língua, amídalas, céu da boca e gengivas, que passam a sangrar com muita facilidade e incomodam muito, principalmente na hora de comer.

A afta não é uma doença contagiosa e na maioria dos casos não apresenta qualquer risco à saúde, mas gera desconforto. Geralmente, pode ser tratada pela própria pessoa. O tratamento é simples com uso de pomada e de solução de nistatina. O que dá mais alívio são algumas medidas não farmacológicas, como ingerir comidas frias, com pouco tempero, principalmente sem sal, e realizar gargarejos sem álcool.

Para crianças, dar o alimento que preferirem desde que frio, pois elas costumam ficar sem apetite devido à afta. Gelatina é uma boa opção, pois além de gelada, ajuda a hidratar. Em poucos dias, as lesões desaparecem e a pessoa pode voltar a se alimentar sem dor.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.