Saúde

Vitiligo: uma doença imprevisível, mas não contagiosa

Vitiligo é uma doença cutânea, não contagiosa, que causa a perda gradativa da pigmentação da pele, geralmente com o surgimento de manchas em todo o corpo. É impossível prever a extensão da doença ou o quanto a pessoa perderá da cor da pele. 

O vitiligo pode afetar qualquer parte do corpo, até mesmo o cabelo, o interior da boca e os olhos. As causas de vitiligo ainda são desconhecidas, mas a maioria dos casos estão relacionados com problemas emocionais ou fortes traumas (perda de ente querido, mudança brusca de emprego, estresse). 

O que se sabe até agora é que a doença ocorre quando as células formadoras de melanina (melanócitos) morrem ou deixam de produzir melanina - o pigmento que forma a cor da pele, do cabelo e dos olhos. O diagnóstico é feito por meio de anamnese e exame físico. Alguns casos precisam de biópsia da mancha.

A evolução do vitiligo varia e é muito imprevisível. Embora seja muito difícil, algumas áreas do corpo podem recuperar o pigmento original, mas outras áreas novas com perda de pigmento também podem surgir. A pele repigmentada pode ser ligeiramente mais clara ou mais escura do que a pele ao seu redor. Além disso, a perda de pigmento pode e costuma agravar-se com o passar do tempo.

O tratamento pode melhorar a aparência da pele, mas não curar a doença. Pode ser feito terapia de luz ultravioleta utilizada juntamente com determinado medicamento que aumenta a absorção de luz, terapia fotodinâmica e/ou medicamentos com agente despigmentante (alveja ou clareia a cor da pele), corticoide e imunossupressores. Terapia com psicólogos também ajuda a intensificar o tratamento.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.