Saúde

Visita ao recém-nascido: Deixe para visitá-lo após o 3º mês de vida

Chamamos o bebê de recém-nascido desde seu nascimento até os 28 dias de vida. Os dois primeiros meses são de adaptação da mãe e do bebê, principalmente se for o primeiro filho e se mãe não tiver ajuda de outras pessoas. O sistema imunológico do bebê ainda não está forte o suficiente para se defender. Nesse período, ele tem cólicas e mama toda hora. A mãe fica à disposição do bebê e não consegue se preocupar com a casa bagunçada e com lanche para visitas. Por isso, é importante saber como se portar ao visitar um recém-nascido ou um bebê até os 2 ou 3 primeiros meses de vida.

Evite pegar e beijar a mão do bebê. Ele coloca a mão na boca involuntariamente – e não saberá que sua mão estará suja. Evite pegar o bebê: por mais que você higienize as mãos, sua roupa pode conter vírus e bactérias – deixe para pega-lo após os 3 meses, quando o esquema de vacinação já estará praticamente completo e o bebê estará mais “durinho”. E só o pegue se a mãe oferecer. Evite fazer visita com muitas pessoas, pois o bebê fica agitado e atrapalha a rotina da mãe. Não demore na visita, e, caso o bebê tenha cólica ou esteja inquieto, vá embora antes do previsto. Ademais, o bebê tem o olfato aguçado. Evite usar perfumes, desodorantes fortes e não fume antes da visita. A nicotina fica na roupa. Ligue antes de ir na casa de um recém-nascido e marque um horário para que a mãe possa se programar, principalmente se ela não tiver ajuda de outra pessoa em casa. Evite ir na hora das refeições. Não vá caso esteja resfriado ou doente.

Recomendamos que deixe para fazer a visita após os 3 meses. Será mais proveitoso para você, para o bebê e para a mamãe, que poderá recebê-lo com muito mais prazer.

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (PSF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.