Saúde

Visão embaçada pode ser catarata

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem aproximadamente 314 milhões de pessoas no mundo com alguma deficiência visual. Desse total, 82% são de pessoas acima dos 50 anos. Projeções estimam que esses números aumentarão significativamente em 2020, pois serão em torno de 54 milhões de cegos no mundo com mais de 60 anos de idade. 

Os principais problemas visuais que acometem o olho do idoso são: catarata, glaucoma, retinopatia diabética, regeneração macular e erro de refração. 

Vamos falar sobre a catarata. A catarata é a opacidade do cristalino, que participa na formação da imagem. Essa opacidade dificulta a passagem da luz pelo cristalino até a retina para formação de uma imagem clara. 

A pessoa com essa doença apresenta uma visão embaçada ou nublada, mudança na visão da cores e maior sensibilidade à luz. O tratamento é cirúrgico. Em alguns casos em que a catarata não é tão significativa ou em que os pacientes não têm condições clínicas para serem submetidos a uma cirurgia, a atualização do grau dos óculos pode ajudar. Ou seja, não é toda catarata que deve ser operada imediatamente. 

Deve-se levar em consideração o nível de independência, as doenças e o risco de queda dos idosos. Pessoas com mais de 60 anos com hipertensão e ou diabetes devem ir ao oftalmologista uma vez ao ano. 

Cuide dos seus olhos, eles são essenciais!

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.