Você Pergunta

Vender bebidas alcoólicas nas quermesses ou não?

A Edna, de São Mateus, está preocupada com a venda de bebidas alcoólicas nas festas das paróquias.

Vamos com calma, Edna. Primeiramente, vamos lembrar que o vinho é uma bebida bíblica. E no livro sagrado que para nós cristãos é regra de fé, o vinho é o símbolo da alegria, da festa. Não se esqueça de que o primeiro milagre de Jesus foi numa festa de casamento, na qual Jesus, a pedido de Maria, transformou 600 litros de água em vinho de primeira qualidade. O mordomo daquela festa de casamento chegou a dizer ao noivo que ele reservou o melhor vinho para o fim, quando todos já estavam embriagados.
Lembremos também, Edna, que, ao celebrar a última ceia, Jesus transformou pão e vinho em seu corpo e sangue. E lembremos que não se tratava de suco de uva. Era vinho mesmo. Na cultura judaica, o vinho era bebida comum.

São Paulo, em uma de suas cartas, chegou a aconselhar o discípulo Timóteo a tomar um pouco de vinho para a dor de estômago que ele sentia. E na parábola do Bom Samaritano, Jesus afirma que o Samaritano tratou as feridas do homem que foi ferido por salteadores com azeite e vinho.

Mas você, minha irmã, alerta para o grande problema do alcoolismo. Não é a bebida alcoólica o grande problema. O problema é o mau uso dela que faz da pessoa uma escrava. De forma, que minha irmã,  eu penso não haver problema que a igreja ofereça uma caipirinha nas feijoadas, uma cerveja nos almoços, um quentão ou vinho quente nas quermesses. Os que querem abusar da bebida, os que têm a doença do alcoolismo, vão atrás dela atrás da satisfação de sua necessidade de álcool em qualquer lugar.
Fique tranquila então, minha querida. A Igreja oferece seus espaços para quem quer se libertar do álcool. Mas a Igreja quer também que o vinho, o quentão e a cerveja não sejam vistos como veneno para todos. Celebrar a vida e os momentos bons da vida com bebidas alcoólicas, evitando-se o exagero e respeitando-se as pessoas, atentos à saúde e aos locais onde se bebe, torna uma celebração muito bonita e animada.

As opiniões expressas na seção “Opinião” são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, os posicionamentos editorais do jornal O SÃO PAULO
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.