Sínodo Arquidiocesano

‘Vem dar-nos, ó Senhor, fervor de missionários!’

Iniciamos o mês missionário, momento oportuno de vigorar o espírito de missão em nossos corações, em nossas comunidades paroquiais, em nossa Igreja Arquidiocesana e na Igreja espalhada pelo mundo inteiro. 

E dentro do mês missionário, as paróquias da Arquidiocese de São Paulo já começarão a realizar suas assembleias nesta etapa tão importante do seu Sínodo, cujo objetivo é crescer em comunhão e conversão eclesial, para que a Igreja, aqui na Cidade, seja fortemente e frutuosamente missionária.  

Na assembleia paroquial do sínodo, vamos “escutar” e “discernir” sobre a realidade religiosa, pastoral e evangelizadora de nossa comunidade colhida pelos resultados dos “encontros paroquiais do sínodo”, pela “pesquisa de campo” e pelo “levantamento dos serviços e organizações” da paróquia. Muitas perguntas faremos, muito também acrescentaremos, mas, com a serenidade do diálogo, “buscaremos indicar caminhos concretos de renovação da nossa comunidade e do seu agir evangelizador”, para sermos uma “paróquia missionária, sempre em saída, ao encontro de todos os que têm fome e sede do Evangelho de Jesus”. 

Para bem preparar a assembleia paroquial do sínodo, busquemos meditar profundamente a letra do Hino do sínodo arquidiocesano de São Paulo, pois nos orienta no objetivo central de todo este nosso caminho sinodal que, em resumo, pode ser expresso no seguinte refrão: “Tudo com missão, nada sem missão!” 

Por outro lado, este “tudo com missão” deve impregnar todas as estruturas da paróquia, dos setores pastorais, das regiões episcopais, dos movimentos, enfim, de todas as organizações da Arquidiocese inteira, a ponto de deixar para trás práticas, costumes e estruturas que, por corresponderem a outros momentos históricos, atualmente já não favorecem a fé. O espírito de missão derruba as estruturas caducas e converte os corações dos cristãos, para torná-los autênticos discípulos-missionários de Jesus Cristo. 

Aí está o sentido da prece que cantamos no Hino do sínodo:   

“Vem dar-nos, ó Senhor, fervor de missionários,

Envia teu Espírito e nos mostra o caminho!

Converte-nos agora e renova a Tua Igreja,

Concede aos teus filhos unidade, amor e fé!” 

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos é Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano
 

LEIA TAMBÉM: Paróquia: comunidade de fé que se expande em missão...
 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.