Saúde

Vem chegando o verão. Não se esqueça do Aedes aegypti

Com a proximidade do verão, começa o período de alerta máximo para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Na sexta-feira, 30 de novembro, aconteceu o Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, em diferentes cidades, com mutirões de limpeza e vistoria em casas e órgãos públicos. A iniciativa também serviu para conscientizar a população que neste período de chuva e calor é indispensável eliminar todos os recipientes que possam acumular água, a fim de que não se transformem em criadouros do mosquito.

Até 10 de novembro, foram notificados mais de 228 mil casos de dengue em todo o País, aumento de 0,6% em relação ao mesmo perío- do do ano passado. Em comparação ao número de óbitos, a queda é de 21%, passando de 173 mortes em 2017 para 136 este ano.

Em relação aos casos de chikungunya, houve 82,3 mil ocorrências, redução de 55% em relação ao ano passado, com queda de 81% no número de óbitos – 35 ante 183 de 2017. 

Até 10 de novembro, foram notificados 7,5 mil casos de zika, 54% a menos que no ano passado. Em 2018 foram registrados dois óbitos em decorrência da doença. 

O Ministério da Saúde tem divulgado em suas redes sociais informações de orientação e vídeos tutoriais no YouTube que ensinam a população a realizar as vistorias em casas, prédios e espaços abertos. São técnicas simples que todos podem fazer. Saiba mais detalhes no site do Ministério da Saúde

(Com informações do Ministério da Saúde)
 

LEIA TAMBÉM: Lições do Natal: o presépio para as crianças
 

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.