Liturgia e Vida

Um só Deus em Três Pessoas

SANTÍSSIMA TRINDADE 27 DE MAIO DE 2018

Os pagãos acreditavam em muitos deuses. Desenvolveram mitologias com histórias fantásticas das relações dos deuses entre si e com os seres humanos. Alguns pensadores, porém, raciocinando, observando a ordem do universo, chegaram à conclusão que tudo tem um princípio do qual as coisas procedem, e uma causa, da qual depende sua existência. Concluíram que há um ponto de partida que dá origem a todo o universo, um primeiro motor imóvel, não movido por nada e que movimenta tudo. 

Os hebreus já afirmavam a existência de um único Deus, criador do universo. Eles o chamavam de “Deus dos nossos pais”. Ele mesmo se revelou como “Aquele que existe”. Os cristãos herdaram a fé de Israel e afirmam com convicção que há um só Deus e não pode haver mais do que um. Os cristãos adoram unicamente a Deus. Veneram as pessoas que chamam de “santos”, porque foram pessoas de valor, modelos de vida para quem reconhece e adora o único Deus. Está escrito no Deuteronômio: “Reconhece e grava em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima do céu e cá embaixo na terra, e que não há outro além dele.” 

Um dia, surgiu em Israel alguém chamado Jesus, filho de José de Nazaré. Formou discípulos, foi rejeitado pelas autoridades, morreu na cruz, mas foi visto por seus amigos, vivo e ressuscitado, durante muitos dias, até partir para o céu. Num encontro com os discípulos na Galileia, Ele lhes disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, vão e façam discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que lhes ordenei.” 

Quem é essa Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo? É único Deus, que nós adoramos e que existe em três Pessoas divinas. Jesus de Nazaré revelou a seus discípulos a existência de um único Deus em três Pessoas. Pedro disse um dia a Jesus: “Senhor, a quem iremos? Tens palavras de vida eterna e nós cremos e reconhecemos que Tu és o Santo de Deus” (Jo 6,69). E Marta, por ocasião da morte de Lázaro, afirmou diante de Jesus: “Eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que vem ao mundo” (Jo 11,27). Acreditando em Jesus, acreditamos no que Ele ensina. 

Jesus revelou aos discípulos que Ele e o Pai são um só. Os judeus compreenderam o que Jesus dizia e reagiram, como era natural. A revelação de que Jesus também é Deus, assim como Espírito Santo, foi sendo estudada e aprofundada pelos cristãos até os dias de hoje. Nesta festa da Santíssima Trindade, afirmamos nossa fé em Três Pessoas num só Deus.
 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.