Espiritualidade

Um domingo dedicado à Palavra de Deus

Com a Carta Apostólica Aperuit Illis, sob forma de Motu Proprio, o Papa Francisco instituiu o 3º Domingo do Tempo Comum como o Domingo da Palavra de Deus. Na conclusão do Jubileu Extraordinário da Misericórdia (2015-2016), em sua Carta Apostólica Misericordia et Misera, disse o Papa: “É meu vivo desejo que a Palavra de Deus seja cada vez mais celebrada, conhecida e difundida, para que se possa, por meio dela, compreender melhor o mistério de amor que dimana daquela fonte de misericórdia” (Misericordia et Misera 7). 

Com esta carta, continua o Papa, “pretendo dar resposta a muitos pedidos que me chegaram da parte do povo de Deus no sentido de se poder celebrar o Domingo da Palavra de Deus em toda a Igreja e com unidade de intenções” (Aperuit Illis 2). Entre os cristãos, o mês de setembro já é tradicionalmente conhecido como o Mês da Bíblia, dada a memória litúrgica do tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras, São Jerônimo, que se celebra no dia 30 de setembro. No Brasil, diversas iniciativas são encontradas entre as comunidades eclesiais que celebram o Dia da Bíblia, naquela mesma data, muito embora todo aquele mês seja dedicado ao estudo, reflexão e divulgação da Sagrada Escritura. 

Com este documento, de 30 de setembro de 2019, o Papa Francisco criou, então, para toda a Igreja, um domingo dedicado inteiramente à Palavra de Deus. Como recorda o Apóstolo São Paulo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2Tm 3,16). Certo da importância da Palavra de Deus na vida da Igreja e das pessoas, o Papa Francisco enfatiza: “É bom que não venha jamais a faltar na vida do nosso povo esta relação decisiva com a Palavra viva, que o Senhor nunca Se cansa de dirigir à sua Esposa (Igreja), para que esta possa crescer no amor e no testemunho da fé” (Aperuit Illis 2). Portanto, continua o Papa, “estabeleço que o III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus. Este Domingo da Palavra de Deus colocar-se-á, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos” (Aperuit Illis 3). 

O Papa, então, dá diretrizes para que o Domingo da Palavra de Deus seja bem celebrado: “As comunidades encontrarão a forma de viver este Domingo como um dia solene...”; “Que na celebração eucarística se possa entronizar a Palavra de Deus...”; “Neste domingo, será útil colocar em evidência a sua proclamação e adaptar a homilia para se pôr em destaque o serviço que se presta à Palavra do Senhor. Neste domingo, os bispos poderão celebrar o rito do leitorado ou confiar um ministério semelhante, a fim de chamar a atenção para a importância da proclamação da Palavra de Deus na liturgia”; “... que se faça todo esforço possível no sentido de preparar alguns fiéis para serem verdadeiros anunciadores da Palavra com uma preparação adequada. (...) De modo a fazer emergir a importância de continuar na vida diária a leitura, o aprofundamento e a oração com a Sagrada Escritura...” (Aperuit Illis 3). 
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.