Comportamento

Tudo de novo?

Inevitável iniciar um ano sem comentar a sua chegada. O sol nasceu como sempre, e os ponteiros continuaram girando. Não resta dúvida, porém, de que a sensação de estarmos começando ou recomeçando está em todos corações por caminhos diferentes: o nascimento do filho, que é quem realmente começa, os primeiros dias de quem inicia a vida escolar, o vestibulando que entra na faculdade, o primeiro emprego para o jovem, a data do casamento, o ano da aposentadoria, a viagem tão esperada, projetos, ideias, um governo diferente, tudo é esperança... Nem sempre. A realidade nos mostra que com as alegrias também caminham dificuldades: desemprego, doenças, falta de dinheiro e até a tristeza de uma despedida. Parece que nada muda! Estamos com o novo 2019 com as mesmas expectativas de quando iniciamos o velho 2018? 

A resposta está em como você pretende enxergar e atuar no novo ano. De fato, o sol é o mesmo, contudo se apresenta de maneiras diferentes a cada dia e pode ser observado com “corações e mentes” em momentos variados. Pode nem sequer ser observado, pelo passar das nuvens ou por edifícios que o impedem de chegar a seus olhos. Todavia, sabemos que ele, o sol, está lá. Talvez por isso esse astro-rei foi sempre tão considerado nas civilizações da antiguidade como senhor supremo, por se sentirem dependentes em tudo da sua luz, do seu calor, da sua energia. E mais, da certeza de que, apesar da noite mais escura, tempestuosa e amedrontadora, ele estará lá, fiel pela eternidade. 

Esse rei é mestre para nossas vidas. Disciplinado, não falta ao dever. Desgasta-se, oferecendo-se para que possa crescer e sustentar a vida em toda a natureza, e consequentemente a humanidade. Permite o repouso da noite, pela rotação da Terra, apesar de permanecer aceso em seu lugar. Estamos deixando de observar a sabedoria da natureza, da Criação. Estamos tão preocupados com as “coisas terrenas”, nos seus barulhos intermináveis, nos seus dias sem limites pela luz elétrica, pelas solicitações continuadas, e muitas vezes vazias, dos celulares, do trabalho incessante, da academia imprescindível, das brigas sem 
motivos, das quedas pelas fraquezas humanas... Tudo que nos tira a paz. 

Gostaria de repetir neste artigo cinco pontos, já publicados, que podem ajudar você, independentemente de quem quer que seja ou faça. São perfeitamente adaptados a todas as idades e condições. São decorrentes do aprendizado com a observação da natureza, e de quase 40 anos de atendimento às pessoas. Não são novidades, e muito menos criação própria, mas devem ser relembrados. 

Cuide de seu sono. A Terra gira para que você durma, descanse. Não é possível ter vida saudável sem proteger o seu sono das ameaças crescentes da tecnologia excessiva e do trabalho sem limites. 

Alimente-se corretamente. Ao menos três vezes ao dia. Não inicie o dia sem uma refeição adequada, a mais importante. Saiba aproveitar o almoço para uma pausa, além de comer. E não abuse à noite da “zona proibida”, mas respeite o sinal para alimentos leves. 

Trabalhe, de modo adequado, ainda que desempregado ou aposentado. O trabalho é saudável, anima, dá um sentido à vida. Estimula a fé e fomenta a esperança por crescer como pessoa na colaboração aos demais.

Exercite-se, sem a necessidade de ser um atleta olímpico. Caminhar e praticar esportes não competitivos, com regularidade, harmonizam o corpo com a mente.

Escolha uma atividade de lazer, prazerosa, sem cobrança, mas com a “obrigação” de realizá-la, porque isso faz com que você se sinta bem e, assim, conseguirá ter força e perseverança para o que lhe custa, mas é necessário cumprir sem adiar. 

Acrescente um item a mais a esses básicos: tenha um período diário para encontrar-se. Não falte a esse encontro, em local e condições adequados. Recomendado pelos sábios em todos os tempos, hoje apresenta-se para autores com o nome de mindfulness (uma variável da meditação). Lá te espera o rei, com sua luz, calor, alegria e sabedoria. Neste espaço, que é a tua consciência, Deus indicará como fazer para que 2019 não seja tudo de novo, mas renovado. Feliz ano novo a você e seus familiares e amigos!

Dr. Valdir Reginato é médico de família. E-mail: vreginato@uol.com.br    
 

LEIA TAMBÉM: Vai viajar? Proteja-se da febre amarela

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.