Saúde

Tomar muito café faz mal?

Faz mal, sim. A cafeína, apesar de parecer inofensiva, é um estimulante do sistema nervoso central, que interfere na forma como o cérebro e o corpo trabalham. Muitos não sabem, mas a cafeína pode causar dependência.

O excesso do consumo pode causar dor de estômago, tremores, irritabilidade, aumento da ansiedade e insônia. Se houver excesso (acima de 400mg ao dia, o que equivale a 600ml de café ao dia) pode provocar aumento dos batimentos cardíacos, tontura, diarreia, convulsão e até movimentos musculares involuntários. Para quem tem algum problema de saúde como arritmia cardíaca, gastrite, úlcera gástrica e transtorno de ansiedade, os efeitos podem ser ainda piores, pois intensificam o problema.

Muitos pacientes chegam à consulta por dor de cabeça que não melhora com analgésicos e, durante a anamnese, constato ser enxaqueca por abstinência abrupta da cafeína. É importante lembrar que essa substância não está presente somente no café, também é encontrada em alguns alimentos, refrigerantes, principalmente à base de cola, energéticos, chá preto, chocolate, suplementos alimentares e medicamentos. Tudo em excesso causa dano. Faça consumo moderado de cafeína.

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (ESF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com
 

LEIA TAMBÉM: E depois do carnaval...

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.