Saúde

Todos devem fazer atividade física, mesmo os magros

Esta semana me disseram: Por que você vai à academia se você é magra? Então, resolvi escrever sobre algo muito importante: a atividade física. Atividade física é qualquer movimento corporal produzido em consequência da contração muscular que resulte em aumento do gasto energético do organismo.

Existem dois tipos de atividade física: aeróbica e anaeróbica. Os exercícios aeróbios utilizam oxigênio, sendo executados de forma rápida e rítmica, como caminhar, correr, nadar e pedalar. Esse tipo de exercício queima gordura. Os anaeróbios consomem energia independentemente do oxigênio, sendo executados de forma rítmica, curta e de alta intensidade, como musculação, saltos, corridas de curta duração e alta velocidade. São usados para aumentar e manter massa muscular. Os exercícios de flexibilidade, como o alongamento, auxiliam na melhoria da amplitude dos movimentos articulares, que são usados nas atividades diárias e que possibilitam independência para os idosos.

O ideal é associar exercício aeróbio e\ou anaeróbio e de flexibilidade. Esse conjunto de exercícios cria circulação colateral, que ajuda em caso de infarto e trombose e fortalece os músculos, evitando postura corcunda, eventuais quedas, e, por consequência, menos fraturas, menos acamados e mais qualidade de vida. É comprovado que várias doenças são mais comuns e frequentes em pessoas sedentárias. Os estudos demonstram melhor prognóstico em pacientes com Alzheimer quando desde jovens realizam atividade física regular.

Não existe idade limite para começar a fazer exercícios, mas, quanto antes começar, mais saúde você terá. Todos devem fazer atividade física, dentro de suas limitações e possibilidades. Seu corpo agradece hoje e agradecerá muito mais quando envelhecer.

 

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (PSF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.