Saúde

Tenha atenção aos sinais do câncer de mama

O câncer se caracteriza pelo fato de o organismo não conseguir eliminar a célula mutante. Essa célula inicia sua multiplicação e pode atingir outros órgãos, como pulmão, fígado, cérebro, útero, intestino e estômago. Tal capacidade é chamada de metástase.
Um tipo de câncer é o de mama, uma das doenças que mais têm causado a morte de mulheres, especialmente após os 40 anos de idade. O câncer de mama aparece, primeiramente, com um nódulo na região mamária. Não causa dor nem incômodo. Quando cresce, porém, o nódulo torna-se palpável, a pele da mama apresenta aspecto de uma casca de laranja, podendo haver saída de líquido do mamilo, por vezes sanguinolento, esverdeado ou com presença de pus. 
Mulheres que fazem uso excessivo de anticoncepcionais, que nunca amamentaram ou que têm histórico de câncer na família estão no maior grupo de risco.
O câncer de mama pode ser diagnosticado por meio do exame da mamografia, que é feito, gratuitamente, nas unidades secundárias de saúde (laboratórios) ou terciárias (hospitais de grande porte). No entanto, a realização do autoexame da mama é igualmente importante. Deve ser feito entre o 5º e o 8º dia do ciclo menstrual. Se perceptível alguma anormalidade, a mulher deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), conversar com o enfermeiro ou médico e ser encaminhada para o ginecologista ou mastologista.
Mulher, não tenha vergonha ou medo. Faça o autoexame. Conheça suas mamas e verifique se em alguma há anormalidade. Tudo dará certo! 
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.