Você Pergunta

Sou amasiado. Não posso comungar. A comunhão espiritual tem algum valor?

O Alexandre, de São Paulo, não me disse seu sobrenome. Ele pergunta:  Padre Cido, sei que estou impedido de receber os sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação devido à minha situação de amasiado. Pretendo legitimar meu casamento assim que minha mulher tiver consciência da importância do sacramento do Matrimônio. Enquanto isso, vou me contentando com a comunhão espiritual. Mas, essa comunhão vale para alguma coisa?

Alexandre, vejo que você é bem formado na fé e tem consciência da situação irregular de seu casamento. Isso é muito bom. Agora, vamos à questão que você me pergunta. A Igreja olha com misericórdia para os casais não casados na Igreja e para os casais em segunda união. Sinal da misericórdia de Deus, ela tem mais é que manifestar essa misericórdia.

Para os casais não unidos pelo sacramento do Matrimônio, a Igreja aconselha a buscar a bênção desse sacramento. No seu caso, você pode buscar ajuda na comunidade, para que sua esposa seja iniciada na vida cristã. Mas, faça isso depressa, para que não pareça má vontade sua diante de Deus. Depois, na vida a dois, você poderá ajudá-la a acolher o dom da fé que o Senhor oferece a todos os que o buscam.

A Igreja, como você mesmo sabe e afirmou, pede que se abstenham da Eucaristia aqueles que vivem uma união conjugal sem o sacramento. Porém, a Igreja também não despreza nenhum de seus filhos, nem os não casados nem os casados em segunda união. Eles, enquanto não regularizam sua situação, podem receber Jesus na comunhão espiritual, na leitura da Sagrada Escritura, na participação da vida comunitária, na oração, no amor ao próximo. Isso tudo não substitui o sacramento do Matrimônio e não relativiza a santa comunhão.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.