Cultura

Sansão

Cinema

Israel, há 1170 anos antes de Jesus Cristo, era oprimido pelos filisteus. O livro de Juízes conta como um anjo de Deus apareceu à mulher de Manué, que era estéril, para anunciar-lhe que ela daria à luz um filho que deveria livrar Israel das mãos dos filisteus. O cabelo dele nunca deveria ser cortado e Deus lhe concedeu uma força sobrenatural para lutar contra os inimigos de seu povo.

Com certa liberdade poética, a história bíblica foi adaptada aos cinemas e estreia na quinta-feira, 27. No filme, Sansão tem dificuldade para aceitar sua missão divina e se deixa seduzir por uma mulher filisteia, Dalila, que o convence a contar o segredo de sua força. Ela trai Sansão que, com os cabelos cortados, perde sua força sobrenatural e é feito prisioneiro pelos seus inimigos. Sansão é levado a um palácio e, apoiado em uma coluna que sustentava o edifício, faz uma última oração a Deus, a quem pede que lhe dê de novo, pela última vez, sua força. Deus atende o seu pedido e ele destrói mais inimigos nesse único dia que em toda a sua vida. 

A força de Sansão vem do Deus de Israel, único Deus verdadeiro, e está ligada à sua fidelidade em nunca cortar o cabelo em sinal de consagração ao Senhor. Os inimigos de Israel não podiam enfrentá-lo diretamente. Ele só pode ser derrotado porque se deixou seduzir e convencer-se por Dalila, como tantas vezes os homens se deixam seduzir e perdem a graça que receberam. A fé em Deus, no entanto, torna-lhe possível um último grande ato redentor e a destruição de seus inimigos.
 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.