Saúde

Sangramento na gravidez? Mantenha a calma

O sangramento vaginal na gravidez é um problema bem frequente e, apesar de nem sempre indicar algo grave, é importante que o médico o avalie, já que também pode indicar início de aborto espontâneo.

No início da gestação, pode ocorrer um discreto sangramento (que não preenche o absorvente), como borra de café ou rosa escuro, que pode indicar alteração hormonal ou até sangramento de implantação, que é quando o óvulo fecundado se implanta no útero.

É nesse momento que algumas mulheres descobrem que estão grávidas. Esse tipo de sangramento é comum e não causa preocupação. Outras causas de sangramento são: alteração hormonal, gravidez ectópica (gravidez fora do útero), descolamento ovular, descolamento de placenta e placenta prévia. Estresse físico ou emocional também pode provocar sangramento. 

Nesse caso, repouso e tranquilidade também fazem parte do tratamento. Mas, em qualquer fase da gestação, se ocorrer sangramento vermelho vivo em grande quantidade, deve se procurar imediatamente a maternidade para que seja avaliado o problema e tratado de acordo com a sua gravidade.

Algumas dicas: tenha sempre em mãos o telefone da sua ou do seu obstetra; saiba qual é sua maternidade de referência; anote em um papel suas dúvidas para não esquecer de perguntar na consulta; e não tenha receio de perguntar por não ser a primeira gravidez, pois cada gestação tem sua peculiaridade. Gravidez não é doença, mas respeite os limites do seu corpo. Preste atenção nos sinais que ele dá a você. E curta esse momento tão especial e divino que é a gravidez.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.