Editorial

Rádio, história e futuro

A capacidade de comunicação é uma das dimensões da vida humana; nela se manifesta um grande complexidade e um contínuo processo de adaptação e evolução. Sons e imagens desenhadas na pedra estão no princípio de todo esse processo. Mas ao longo do tempo, o ser humano aprendeu a criar e difundir códigos de comunicação mais elaborados, além de descobrir meios e inventar instrumentos para ampliar a sua capacidade comunicativa. O rádio é apenas um desse instrumentos, que tem grande alcance na comunicação. 

Desde que foi reativada, há 19 anos, a rádio 9 de Julho vem se confirmando como um importante instrumento a serviço da comunicação na cidade de São Paulo. A Rádio tem cumprido seu papel e sua vocação de ser a voz da Igreja Católica na grande metrópole, levando palavras de evangelização, informação e entretenimento para grande número de ouvintes. São 19 anos de história, de compromisso com o Evangelho e com a verdade, servindo a comunidade católica. No entanto, a história também mostra sinais e exige mudanças. 

Vivemos num tempo de reinvenção de tantas coisas que estão à disposição das pessoas, como, por exemplo, o telefone, câmeras fotográficas, serviços bancários e tantas outras realidades. Com o rádio não é diferente: é preciso reinventar a forma de fazer rádio hoje, para que esse veículo de comunicação possa continuar a levar informação e alegria aos ouvintes. Na busca desses novos caminhos, a rádio 9 de Julho vem crescendo na sua interação com o ouvinte, por meio das redes sociais e de aplicativos, pois os desafios de hoje exigem essa resposta. Contudo, a comunicação não acontece apenas pelo conjunto de equipamentos e técnica: ela exige o comunicador.

Na sua história, a rádio 9 de Julho vem contando com a presença de grandes comunicadores, padres e leigos, que sabem chegar ao coração das pessoas. Além dos comunicadores, também é preciso ressaltar o trabalho de produção dos programas, de serviços e manutenção dos sistemas que permitem a transmissão ininterrupta da programação, sem esquecer de todos os envolvidos com a administração e o cuidado com as instalações. É possível até afirmar que, para fazer rádio, é preciso colocar em ação um grande mutirão de pessoas e esforços.

No caso da rádio 9 de Julho, existe ainda outro grupo de pessoas muito importantes, que são os membros da “Família dos Amigos”. São muitas pessoas que, com a sua contribuição, ajudam a sustentar esse grande trabalho de evangelização e comunicação. A “Família dos Amigos” é, sem dúvida, uma alavanca que coloca em movimento e impulsiona todo esse processo de diálogo com a cidade.

Dezenove anos é um tempo curto, mas que revela a importância dessa rádio. Com uma história cheia de conquistas, no passado, a Rádio olha com coragem para os desafios de hoje, porque quer continuar sua missão. Parabéns à rádio 9 de Julho e a todos os seus colaboradores e ouvintes.

 

LEIA TAMBÉM: Santidade e morte
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.