Você Pergunta

Por que os evangélicos têm raiva dos católicos?

Ele se apresenta como Zé Maria, mora no bairro Mandaqui, e me pergunta por que os evangélicos têm raiva dos católicos.

Zé Maria, não é bem assim como você diz, meu irmão. Pense bem. Quando alguém se diz “evangélico”, ele não pode ter raiva de ninguém, não é mesmo? Pode acontecer, e eu imagino que aconteça até com uma certa frequên- cia, o que acontece com os náufragos que, para não morrer afogados, agarram-se a uma tábua de salvação e ameaçam todos aqueles que se aproximam, como medo de perder essa tábua.

Eu, pessoalmente, entendo que muitos evangélicos têm saudades da fé católica que receberam do colo de suas mães. Certa vez, uma senhora simpática e uma jovem bateram na porta da casa paroquial e me ofereceram um panfleto das Testemunhas de Jeová. Com muito carinho, e eu acho que devemos tratar com carinho e respeito quem bate à nossa porta, recusei o livrinho que elas me ofereceram, declarando-me católico. E eu perguntei àquela senhorinha tão devota, tão missionária, como era o seu nome. E ela me disse: “Maria de Lourdes”. E eu sorri e lhe disse: “Sua mamãe devia ser uma católica fervorosa, não é mesmo? Ela pôs o nome da mãe de Jesus em você”. Ela se emocionou e disse: “É verdade!” 

Querem ver outra coisa bonita? Quantos irmãos e irmãs que deixaram a Igreja Católica vão entregar piedosamente, nas igrejas católicas, as imagens de Jesus, de Nossa Senhora e dos santos de quem eram devotos. Não é lindo isso? Se não respeitam nossas imagens por que não as quebram? Porque o coração continua católico. 

Zé Maria, haverá um dia em que Cristo será tudo em todos, e nós, que acolhemos Jesus como Senhor e Mestre de nossa vida, iremos nos respeitar e nos amar. Certamente, Jesus vai nos ajudar um dia a sermos um só rebanho e um só pastor. Um abraço, viu?
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.