Você Pergunta

O que é uma alma doente, quais são seus sintomas e o que fazer para melhorar?

Quem pergunta é a Maria da Silva, de Arujá (SP). Maria, eu vou conversar com você do ponto de vista espiritual. Não sou psicólogo, nem psiquiatra, nem especialista em terapias sobre distúrbios mentais.

Para mim, minha irmã, a alma doente é uma alma sem Deus. É uma alma entregue a si mesma. É uma alma ferida pelo pecado. Parece-me tão claro que aqueles pecados chamados de pecados mortais são aqueles que matam a vida da graça em nossa alma.

Crer, confiar, entregar-se nas mãos de Deus, buscar nele refúgio e proteção são o caminho para a saúde da alma. O fanatismo, a fuga da realidade e a insegurança revelam uma alma doente. A serenidade, a alegria, a paz interior, o equilíbrio nas palavras e ações, o amor a Deus e o amor aos irmãos são sinais mais que evidentes de que a pessoa tem uma boa saúde espiritual. 

Ajuda muito para ter uma boa saúde espiritual a união do estudo, da oração e da ação. O estudo nos faz conhecer os mistérios de Deus. A ação iluminada pela Palavra de Deus transforma a fé em vida.

Muita paz, alegria e amor na sua vida e no seu coração, minha irmã. 

LEIA MAIS: Qual o significado dos momentos em que ficamos em pé e sentados durante a missa?

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.