Fé e Cidadania

O laicato e a teologia na Veritatis Gaudium

Uma noite maravilhosa na Academia. Os alunos do 1º e 4º anos da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção apresentaram, brilhantemente, o tema “O Laicato e a Teologia na Veritatis Gaudium”, no evento ocorrido em 7 de junho, no campus Santana da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

Vivendo o Ano Nacional do Laicato, promovido pela Igreja no Brasil, e aproveitando a Constituição Apostólica Veritatis Gaudium, de 8 de dezembro de 2017, do Papa Francisco, os alunos e alunas das disciplinas de História da Igreja Antiga e História da Igreja Contemporânea comprometeram-se com uma reflexão teológica, exercendo profundo conhecimento dos documentos dos Padres Apostólicos e do Magistério do atual pontificado. 

Os alunos do 1º ano de Teologia apresentaram a Carta a Diogneto, mostrando as vicissitudes da Igreja primeva e o interesse das pessoas não crentes em conhecer a mensagem do Evangelho de Cristo Jesus. Diogneto, leigo interessado pela Verdade, buscou enveredar-se no conhecimento do Caminho que o levaria à felicidade na vida presente e à Plenitude na Vida Eterna. Diante da pluralidade cultural e do turbilhão de religiões do seu tempo, a Carta dos tempos dos Padres Apostólicos indicou que o cristão deve ter no mundo o mesmo compromisso e a mesma vitalidade que a alma tem no corpo.  Os alunos chegaram à conclusão de que não devemos ter medo em proclamar Jesus Cristo como Salvador e Redentor em todas as circunstâncias da vida e a todos os apelos propostos por aqueles que ainda não O conhecem. 

Os alunos do 4º ano de Teologia, seguindo a reflexão proposta no evento teológico, apresentaram a Constituição Apostólica do Papa Francisco. O Pontífice indica o caminho da Teologia e o papel do teólogo nos tempos atuais. As universidades e faculdades católicas são chamadas a conhecerem e aprofundarem-se neste belíssimo e comprometido documento do Magistério e a tomarem os devidos encaminhamentos na sociedade hodierna. Os teólogos são chamados a posicionarem-se, decididamente e firmemente, à luz da mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, em tempos de neopelagianismo e neognosticismo, e concluírem suas pesquisas como magistério que alicerça o Magistério Apostólico na Igreja de Cristo Jesus.

A Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção prepara, com entusiasmo, seus 70 anos de existência, a serem celebrados em 2019. Ela sempre contribuiu com o pensamento teológico na Igreja no Brasil, em particular, na Igreja presente em São Paulo. Muitos teólogos e teólogas foram formados e atuam no magistério de ensinar e produzir eficazmente o pensamento da Igreja para o bem da sociedade. 

Os alunos que compõem o campus Santana da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, protagonizaram, como leigos e futuros teólogos, um extraordinário evento teológico que, primeiramente, marcou suas vidas e seus ensaios teológicos. Ainda neste evento, fundamentalmente, esses alunos selaram o papel norteador da Igreja, sobretudo, da Igreja presente em São Paulo, que vive as alegrias do primeiro sínodo arquidiocesano e a receptividades dos documentos emanados do Magistério do Papa Francisco. 


As opiniões da seção “Fé e Cidadania” são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, os posicionamentos editoriais do O SÃO PAULO.
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.