Saúde

O inverno está chegando e as doenças respiratórias também

O inverno ainda não chegou, mas o frio e, com ele, os problemas respiratórios já chegaram. É comum as pessoas procurarem os postos de saúde, UPAs e prontos-socorros por tosse e coriza. Com a queda da temperatura, é frequente ter sinusite, amigdalite, rinite e gripe, que, se não forem bem tratadas, podem se complicar, desenvolvendo pneumonia. 

Existem alguns cuidados que você pode ter para não ficar doente: tome bastante líquido, principalmente água e sucos naturais que contêm muita vitamina C; à noite, tome chá e leite quente, que ajudam muito a melhorar a dor de cabeça causada pela sinusite. 

Alimente-se com verduras e legumes coloridos, pois as vitaminas estão nas cores dos alimentos. Evite tomar banho próximo ao horário de sair de casa. Aqueça-se. Lave as mãos constantemente. Para quem já tem alguma patologia respiratória crônica, pergunte ao seu médico qual medicamento você deve usar durante o inverno, pois pacientes com problemas crônicos costumam ter crises agudas nessa época do ano. Saber o que fazer e o que usar durante a crise evita que você tenha que procurar o médico em casos leves. Se você ficar resfriado ou gripado, observe os sintomas de coriza, tosse e febre branda por 72 horas.

Nesse período, você pode fazer uso de antitérmicos, analgésicos e soro fisiológico nasal. Caso os sintomas piorem, a febre persista e comece a sentir falta de ar, procure o serviço de saúde mais próximo para avaliar a possibilidade do uso de antibiótico e descartar que você esteja infectado pelo vírus da influenza. Não se esqueça: o uso do álcool em gel é fundamental! 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.