Sínodo Arquidiocesano

No espírito do caminho sinodal arquidiocesano de São Paulo!

Unidos num só coração pelo Espírito Santo, somos chamados a ser, sempre mais, uma Igreja que vive intensamente a comunhão e que seja atuante em participação e missão, para que possamos crescer no serviço ao Evangelho.

Atenta a esse chamado, a Igreja arquidiocesana de São Paulo percorre o seu caminho sinodal, que não pode ser entendido como “uma ideia” ou “mais um evento eclesial a ser cumprido”. Mas, sim, como urgência imposta pelo próprio Espírito ao Povo de Deus que está nesta Cidade, a fim de que se revigore na fé, na unidade, no amor e no fervor missionário.

O Papa Francisco nos ajuda, com seu ensinamento, a compreender o espírito e a urgência do caminho sinodal que estamos percorrendo.

Assim diz o Papa: “Cada Igreja particular, porção da Igreja Católica sob a guia do seu Bispo, está, também ela, chamada à conversão missionária. Ela é o sujeito primário da evangelização, enquanto é a manifestação concreta da única Igreja num lugar da terra e, nela, “está verdadeiramente presente e opera a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica” (Christus Dominus, 11). É a Igreja encarnada num espaço concreto, dotada de todos os meios de salvação dados por Cristo, mas com um rosto local. A sua alegria de comunicar Jesus Cristo exprime-se tanto na sua preocupação por anunciá-Lo noutros lugares mais necessitados, como numa constante saída para as periferias do seu território ou para os novos âmbitos socioculturais. Procura estar sempre onde fazem mais falta a luz e a vida do Ressuscitado. Para que esse impulso missionário seja cada vez mais intenso, generoso e fecundo, exorto também cada uma das Igrejas particulares a entrar decididamente num processo de discernimento, purificação e reforma” (Evangellii Gaudium 30).

Cada palavra deste parágrafo da Evangelii Gaudium deve ser para nós motivo de reflexão, discernimento e compromisso para com a vida e a missão da Igreja em São Paulo, para que os frutos do caminho sinodal não sejam superficiais e passageiros, mas, sim, frutos perenes que transformem a vida da Cidade e a tornem um lugar onde se respira a justiça, a paz, o temor a Deus, a vida em dignidade e a realização da pessoa humana em todas as suas dimensões.

Logo, iniciaremos as atividades do sínodo arquidiocesano nas regiões episcopais e nos vicariatos ambientais, com suas assembleias que serão realizadas em quatro sessões ao longo deste ano. As paróquias também prosseguirão com o caminho sinodal realizando uma assembleia extraordinária para concluir sobre a pesquisa de campo e o levantamento específico paroquial realizados em setembro de 2018 e buscando preparar o “Outubro missionário extraordinário”, anunciado pelo Papa Francisco.

Que nenhum de nós fique à margem deste Tempo de Graça, deste caminho de comunhão, conversão e renovação pastoral e missionária, e que o parágrafo 30 da Evangelii Gaudium seja um guia objetivo para as nossas reflexões e consequentes propostas de renovação pastoral e missionária.

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos é Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano
 

LEIA TAMBÉM: Sínodo, caminho de comunhão!

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.