Liturgia e Vida

Não foi um ser humano que te revelou isto, mas o Pai que está no céu

Conversando com seus discípulos, Jesus lhes pergunta: “O que diz a opinião pública a meu respeito? Quem dizem que eu sou? E vocês, quem sou eu para vocês? Quem vocês dizem que eu sou?”

Se perguntarmos hoje aos passantes das ruas do nosso bairro quem é Jesus, ouviremos respostas muito diversificadas. Há gente que diz que Ele nunca existiu, enquanto outros afirmam a Sua existência com tanta força que multiplicam igrejas para falar Dele, cada uma a seu modo. Centenas de fiéis acreditam em Jesus, mas se comportam de forma muito diferente, sobretudo na prática da caridade.

Nós não vimos Jesus. O que sabemos dele nos vem pela transmissão das Escrituras do Novo Testamento, que cada um interpreta do seu jeito. Quem poderá nos dar uma interpretação segura e confirmar a nossa fé?

Simão Pedro poderá nos dizer com segurança quem é Jesus. Ele já o disse naquele dia em Cesareia de Filipe: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Quem disse a Pedro que Jesus é o Messias prometido? De onde ele sabe que Jesus é o Filho do Deus vivo? Quem lhe revelou a identidade de Jesus? O próprio Jesus nos dá a resposta, quando diz: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu”. Nenhum ser humano revelou a Pedro quem é Jesus. Quem lhe revelou a identidade de Jesus foi o Pai do Céu. Pedro pode dizer com segurança quem é Jesus e confirmar a fé de quem quer seguir o Divino Mestre sem se equivocar.

Um dia, porém, Pedro partiu para a Casa do Pai. Deixou órfãos os seguidores de Jesus? Não, não somos órfãos, temos o Espírito Santo e as Escrituras Sagradas. E o ministério de Pedro, acabou? O mundo continua, as gerações se sucedem; quem confirma a fé de quem não viu Jesus e não conheceu Pedro?

As opiniões continuam se multiplicando e cada um, e cada grupo, e cada igreja vai dizendo o que lhe parece ser a verdade sobre Jesus. Eis porque é necessário que a voz de Pedro continue a ser ouvida em todas as gerações. Jesus mudou o nome de Simão para Pedro para que todos soubessem que ele é a pedra segura do fundamento da Igreja. E deu a ele o poder das chaves para abrir e fechar as portas da Casa de Deus. Seria possível que o poder das chaves se esgotasse na pessoa de São Pedro, deixando os fiéis de todos os tempos à deriva no mar de interpretações e opiniões dadas pelo ser humano e não pelo Pai do Céu? Por isso, afirmamos que os sucessores de Pedro recebem a mesma missão de confirmar os irmãos na fé e de dizer com segurança quem é Jesus.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.