Comportamento

Julho: Mês da Família

Julho: tradicionalmente conhecido como mês de férias escolares. Crianças fora da escola, pais mais ocupados em casa. Atualmente, em quase todas as famílias, pai e mãe trabalham também fora do lar. Quando ficam sozinhos com seus filhos, sentem, muitas vezes, uma sensação de estranheza enorme. É verdade! Estranham ficar tanto tempo com seus filhos aqueles pais que  se esforçam em tirar um período de férias nesta época para poder estar mais com os filhos. 

Assim, alguns descobrem que os filhos cresceram mais do que eles imaginavam. Nem tanto as mães, principalmente os pais. Aqueles que muitas vezes só tinham convivência diária dormindo durante a semana, e aos finais de semana diluía-se a relação em festas de aniversários, churrascos de família ou passeios coletivos, agora se encontram frente a frente com a realidade: “estas crianças são meus filhos!”

Parece exagero? Vejamos. Desde as famílias mais humildes nas quais o trabalho e transporte comem boa parte de convivência diária, e o fim de semana fica para pôr a “casa em dia”, até os condomínios de luxo onde as babas assumem a maternidade cotidiana (e aos finais de semana também, em várias casas), fica o fim de semana para programas que nem sempre unem pais e filhos; pois os “tios”, seja em festinhas, seja em hotéis fazenda, dão uma folga para os pais cansados (não das crianças, evidentemente). Certamente, existe o grupo de abnegados, que num esforço heroico cumprem de forma ativa e participativa as suas atribuições de pais durante a semana e fins de semana, apesar de todas as tarefas do trabalho profissional. Não importa em que grupo você se encontra, o mês de julho deve ser um mês de família. 

A este respeito é preciso mencionar que as situações serão tão variadas quanto as inúmeras formas de uma constituição familiar. Conforme o número de pessoas, de crianças menores ou adolescentes, de colaboração dos avós, da presença de parentes no interior, da possibilidade de saírem todos juntos ou não, de poder viajar (com esta crise!) ou não, de filhos maiores que já tomam decisões por conta ou viajam com colegas... São incontáveis as variáveis. Vamos optar por dar atenção às famílias com filhos pequenos, em que parece que as dificuldades são mais comuns.  

Sempre que possível procurem ter nesta época dois períodos. Alguns dias para os pais ficarem a sós, é muito importante. O suporte de avós ou amigos e outros familiares poderá colaborar para que o casal saia. Esta condição durante o período de aulas é quase sempre mais difícil pelos motivos bem conhecidos. E visto que a relação do casal é base fundamental para o bem estar da família, tirar uns dias somente para eles não é egoísmo, mas fortalecimento para a família. 

O segundo período fica para a convivência dos pais com os filhos. Os caminhos respeitarão as possibilidades da família, mas existe uma regra, sim, uma regra, que não pode ser esquecida: férias com os filhos não significa férias dos filhos. É muito comum nos locais em que as famílias vão passar suas férias existam “auxiliares” para que os pais fiquem a sós. Lembrem-se que estão lá para conviver com seus filhos: fazer as refeições juntos (tão difícil no cotidiano), brincar juntos, passear... É evidente que em algumas situações a convivência das crianças com outras do local é muito bom, mas não podem deixar de estar com os pais também! A viagem está difícil?  A criatividade não falta. Brincadeiras em casa, no condomínio, reunindo outros pais e filhos, é muito divertido e saudável. Lembrem-se: para crianças pequenas na Disney, na praia ou em casa, o importante é que estejam com vocês. Coisas muito simples como recortar e colar, pintar e andar de bicicleta, jogar e brincar com bola, com entusiasmo e participação. Visitas a parques e alguns museus apropriados à idade criam situações de aprendizado, sociabilidade e cultura. Alegrem-se, vocês estão em um tempo precioso com seus filhos.

Portanto, se, apesar de tudo, você não conseguiu tirar suas desejadas férias com seus filhos, faça um esforço de ao menos neste período chegar um pouco mais cedo em casa; evitar viagens de trabalho, se possível; estar presente e criativo aos fins de semana. Seja um pouco mais flexível nos horários e nas atividades costumeiras do ano. Dormir um pouco mais tarde, almoçar um dia fora de hora, trocar o jantar pelo hot-dog e pipocas não fará desabar a educação quando bem orientada ao longo do ano inteiro pelos pais. Um feliz mês de julho a todos, com toda a família. 
 

LEIA MAIS: O lugar dos filhos na família

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.