Espiritualidade

Jovens que mudaram o mundo

Há poucos dias, terminou em Roma a assembleia do Sínodo dos Bispos, cujo tema norteador foi “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Pela primeira vez, alguns jovens do mundo inteiro foram convidados a participar das reuniões e dos grupos de trabalho do Sínodo. “Nestes dias, reunimo-nos para escutar a voz de Jesus, o Cristo, eternamente jovem”. Essa expressão da mensagem final dos Padres Sinodais aos jovens me fez pensar em alguns jovens que, de fato, mudaram o mundo. Trata-se de algo que tem um grande impacto, porque todo jovem sente o sincero desejo de um mundo melhor.

Quem são esses jovens que mudaram o mundo? Em primeiro lugar, Maria, a Mãe de Jesus. Era uma moça de 15 ou 16 anos quando recebeu a sua vocação à Maternidade divina. Desde menina, tinha um sonho de agradar a Deus em tudo, desejava viver aberta à contemplação das maravilhas do mundo e costumava estar em oração. Ela aceitou a proposta de Deus, e o mundo mudou totalmente. A partir do seu “sim” à sua nova missão, o Filho de Deus veio a este mundo. Jesus, o Salvador, entrou definitivamente na História humana. Aconteceu o fato mais importante desde a Criação do mundo: o Verbo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, se fez Homem: Jesus Cristo. Tudo isso só foi possível graças a uma jovem generosa e decidida.

O segundo jovem que mudou realmente este mundo é seu Filho, Jesus Cristo. Já aos 12 anos, quando ficou no templo de Jerusalém conversando com os doutores, todos notavam a sabedoria das suas respostas. Depois, quando começou a anunciar o Evangelho, Jesus era ainda relativamente jovem. Ensinava os mistérios do Reino de Deus, realizava todo tipo de milagres, curava todas as doenças, perdoava os pecados, expulsava os demônios, ressuscitava gente morta etc. Jesus muda o mundo com a sua vitória sobre o mal, sobre o pecado e, sobretudo, sobre a morte. Jesus era jovem quando instituiu a Eucaristia, quando entregou a sua vida na Cruz, oferecendo-se em resgate pelos pecados de todos os homens, reconciliando o Céu e a terra. Ao ressuscitar, abriu definitivamente as portas do Céu e restaurou a esperança da vida e da felicidade eterna para todos os homens. Jesus continua sendo o Jovem Salvador do Mundo, o único eternamente jovem, o grande ideal das nossas vidas.

Se você é um jovem que tem o desejo de mudar o mundo, a primeira providência é descobrir o que tem que mudar em sua vida, mudar dentro de você mesmo para que as coisas melhorem. Não nos enganemos: é muito fácil colocar-se numa postura crítica, apontar os erros e as incoerências dos pais, dos professores, dos empresários, dos políticos... Nem você nem eu temos poder ou influência suficiente para mudar o mundo ou a sociedade à nossa volta. Se não conseguimos mudar as pessoas mais próximas – pense nos seus colegas de curso ou de sala –, como mudaremos todo o mundo?

Mas se cada um de nós se empenhar em melhorar como pessoa, o mundo ficará um pouco melhor. Se você tem o costume de se deixar levar pela preguiça na hora do estudo e se esforçar para se corrigir, para se dedicar com seriedade a enfrentar as matérias e tirar melhores notas, o mundo começará a mudar. Se você se esforçar por dizer sempre a verdade e lutar para não admitir uma mentira, por pequena que seja, o mundo terá mais verdade. Se você corrigir sua tendência a criticar, a murmurar e a fazer comentários depreciativos sobre as outras pessoas ou o mundo, nessa medida o mundo melhorará um pouco mais. Se você se esforçar por demonstrar amor a Deus e rezar por aqueles que não rezam e não conhecem a Deus, o mundo estará recebendo o benefício da sua oração por eles. Pense na quantidade de amigos, colegas e conhecidos seus: talvez não tenham outro modo de se aproximar de Deus a não ser por meio de você, da sua amizade, da sua proximidade. Essa é a sua missão! Vamos acreditar que um mundo melhor seja possível!

 

LEIA TAMBÉM: Toda religião é boa e caminho de salvação?

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.