Saúde

IMC acima da média significa obesidade?

Nem sempre. IMC significa índice de Massa Corpórea e é a relação que existe entre peso e altura, expressando a gordura distribuída em todo o corpo. É usado para definir e classificar a obesidade. Mas existe um problema. Quando o paciente faz atividade física de resistência muscular regular, cria massa muscular. Músculo pesa e pode induzir a acreditar que o paciente esteja obeso, quando, na verdade, está com hipertrofia muscular. Para saber a quantidade exata de massa magra (músculo) e massa gorda (gordura), devemos usar a balança de bioimpedância ou o adipômetro.

O cálculo de IMC é simples: peso (quilos) dividido pela altura (metros) ao quadrado. Exemplo: 80kg / 1,80m² = 24,69. Se você não faz atividade física regularmente e está com IMC acima do esperado, deve procurar um médico e uma nutricionista de sua confiança para orientar quais os riscos e qual a forma mais saudável de ficar em forma.

Detalhe: estar abaixo da tabela do IMC também é preocupante. Esses casos devem ser investigados e tratados. Pacientes idosos e crianças têm tabelas diferenciadas. Procure seus respectivos médicos.

 

Classificação de obesidade segundo o IMC (adultos)

Peso IMC Normal ................................................................19 - 24,9

Sobrepeso............................................................25 - 29,9

Obesidade grau I................................................30 - 34,9

Obesidade grau II..............................................35 - 39,9

Obesidade grau III .................................................... >40

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (ESF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com
 
 

LEIA TAMBÉM: Que tal de liberdade é essa?

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.