Saúde

Hipertensão afeta um a cada quatro adultos no Brasil

A cada hora, 34 pessoas morrem em decorrências de doenças cardiovasculares no Brasil, como infarto, hipertensão, AVC e outras enfermidades, que têm como principal fator de risco a hipertensão arterial, a “pressão alta”, como é popularmente conhecida, que afeta pelo menos um a cada quatro adultos no País.

O alerta foi feito pelo Ministério da Saúde, em 26 de abril, no Dia Nacional de Combate à Hipertensão.

O consumo excessivo de sódio (o principal componente do sal) aumenta o risco de hipertensão e de doenças do coração. A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009), do IBGE, indicou que dois terços do consumo de sal pela população brasileira vêm do sal adicionado ao cozinhar direto no prato. O brasileiro consome mais que o dobro (quase 12g) da quantidade recomendada (5g) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em entrevista publicada no site do Ministério da Saúde, Michele Lessa, que chefia a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN), explica que é importante evitar adicionar sal nas refeições prontas (inclusive em saladas) bem como reduzir a quantidade nas preparações culinárias, especialmente se a pessoa for hipertensa.

Além de múltiplas estratégias com educação alimentar e nutricional, assistência nos serviços de saúde e metas de redução de sódio com a indústria, o Ministério da Saúde recomenda, para combater a hipertensão, a adoção de um estilo de vida saudável, desde a infância até a terceira idade, e a realização dos exames de saúde rotineiros pelo menos uma vez no ano.

(Com informações do Ministério da Saúde)
 

LEIA TAMBÉM: Papa beija os pés dos inimigos sul-sudaneses: não se considera rei nem imperador, mas um pobre Cristo

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.