Saúde

Formigamento e dormência na mão? Pode ser a Síndrome do Túnel do Carpo

Essa síndrome é uma neuropatia causada pela compressão do nervo mediano que passa por um canal estreito no punho chamado de túnel do carpo. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo, afetando a sensibilidade do polegar, do dedo indicador e do dedo médio.

Os principais sintomas são formigamento, dormência e, algumas vezes, dor, que tendem a desenvolver-se gradualmente e, geralmente, começam a piorar à noite ou no início da manhã. Pode se verificar também menor sensibilidade ao toque (hipoestesia), dor persistente e desconfortável na mão, antebraço ou braço, inchaço e queimação na mão. Esses sintomas podem estar presentes em uma ou ambas as mãos, embora na maioria dos casos a doença prejudique somente uma das mãos.

A principal causa da Síndrome do Túnel do Carpo é a Lesão do Esforço Repetitivo (L.E.R), gerada por movimentos repetitivos como digitar, trabalho manual ou tocar instrumentos musicais. Mas existem outras causas que são de origem inflamatória, como artrite reumatóide; traumática; hormonal, como diabetes e hipotireoidismo; e medicamentosa. O tratamento leva em conta o grau de comprometimento da doença. Pode ser medicamentoso com anti-inflamatórios, uso de talas, compressas com gelo, acupuntura, infiltração com corticoides e, em último caso, cirúrgico.

Algumas observações são importantes: mulheres no climatério e menopausa estão mais sujeitas a essa síndrome, por causa da queda na produção de estrógeno; e é preciso ter cuidado com a postura ao usar o teclado e com os movimentos repetitivos: apoie braços e punhos quando usar o computador e faça pausas. Essa síndrome pode ser tratada pelo ortopedista, terapeuta ocupacional, fisiatra, fisioterapeuta, neurologista e cirurgião. Caso tenha esses sintomas, procure o médico clínico. Ele saberá como proceder de acordo com a causa.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.