Você Pergunta

‘Fiz uma promessa a um santo, alcancei a graça, mas esqueci o nome do santo. E agora?’

O Harmeds, de Bom Despacho (MG), me faz uma pergunta interessante. Vejam só: ele fez uma promessa a um santo. Recebeu a graça, mas esqueceu o nome do santo. “Como pagar a promessa?”, pergunta ele. Vamos conversar, então, com o nosso esquecido. 

Harmeds, esta foi boa! Então, você fez a promessa, alcançou a graça e esqueceu o nome do santo? Você está brincando! Por sorte, meu irmão, por sorte, quem realizou a graça que você precisava foi Deus e não o santo. Então, agradeça a Deus e o santo ficará satisfeito. Nós temos que colocar em nossa santa cabeça, meu irmão, que os santos são nossos amigos, nossos heróis, nossos modelos e nossos intercessores. Eles não fazem milagres. Eles intercedem por nós junto a Deus e Deus atende aos pedidos deles. O seu coração agradecido deve voltarse, então, para Deus. E tenhamos o cuidado com nossas promessas. Prometer dinheiro, sacrifício, romaria, fazer uma cópia do membro do corpo que estava lesado e agora está curado, é um ato bonito de confiança no santo e uma forma de, antecipadamente, agradecer a bênção recebida. Mas o mais importante, o que mais agrada a Deus, é o compromisso de viver nossa fé, de sermos coerentes com a fé que professamos. 

Assim também, uma forma de agradecermos ao santo ou santos a que recorremos na necessidade, é imitar o exemplo deles, buscar viver o apelo de Jesus: “Sede santos como vosso Pai Celeste é santo!” A santidade tem de ser o ideal em nossa vida. Somos homens e mulheres privilegiados, porque filhos amados de Deus Pai, irmãos de Jesus Cristo, morada do Espírito Santo. Então, se Deus nos ama tanto, maravilha. Confiemos a Ele nossos cuidados humanos. Que nosso coração agradecido, porém, nos leve a amar a Deus e ao próximo como a si mesmo, como nos ensina Jesus. Confie-se à misericórdia de Deus, então, meu irmão. E vamos testemunhar ao mundo que somos pessoas de fé e que ter fé é uma das maiores bênçãos de Deus. Melhor, a primeira bênção.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.