Saúde

Estamos no Outubro Rosa, mas podemos cuidar da saúde o ano todo

Há alguns anos, o mês de outubro foi denominado Outubro Rosa, para chamar a atenção das mulheres para fazer os exames preventivos como a mamografia e o papanicolau

É importante haver uma campanha que lembre às mulheres o quão é fundamental se cuidar. Mas, quero chamar sua atenção para os cuidados durante o ano todo e de forma individual. Melhor do que um exame, é uma consulta bem-feita, em que o profissional saberá qual exame será benéfico para você e se é necessário. Excesso de exame também pode ter consequências danosas.

Não estou menosprezando a importância desses exames e sim individualizando, pois existem mulheres que necessitam do exame, mas têm dificuldade em realizá-lo por estar fora dos padrões solicitados, como, por exemplo, a idade.

Sabia que quando uma mulher tem câncer de mama, sua filha ou neta deve iniciar o rastreio dez anos antes da idade que a mãe teve a doença? Por exemplo: se uma mulher teve câncer de mama aos 40 anos, o rastreio dos descendentes deve-se iniciar aos 30 anos. Por isso, a importância da consulta.

Nós, da área da saúde, usamos o mês de outubro, mas você pode usar outro mês para não esquecer de se cuidar, como por exemplo o mês do seu aniversário. Uma dica: uma vez por ano, passe por uma boa consulta médica e fique em dia com sua saúde.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.