Saúde

É verdade que no inverno urinamos mais?

É verdade. No inverno, transpiramos menos, mas o corpo precisa eliminar a mesma quantidade de água. Tanto a urina quanto a transpiração são meios de o corpo eliminar água e resíduos gerados no processo metabólico (como ureia e creatinina), além de minerais.

“No frio, a eliminação pela pele é menor devido à vasoconstrição, ou seja, diminuição do calibre dos vasos sanguíneos que, entre outras coisas, reduz o suor”, afirma o médico nefrologista Luiz Estevam Ianhez. “Os hormônios que controlam a saída de líquidos pelos rins diminuem sua atividade quando a temperatura ambiente diminui e, além disso, há o aumento do metabolismo, processo que transforma os alimentos em energia e calor. Para manter a temperatura interna normal nessa época, o corpo necessita de mais comida e, com isso, há maior produção de resíduos a serem eliminados pela via urinária”, diz.

No calor, urinamos entre 1 litro e 1,5 litro por dia, na média. Para uma pessoa que bebe 2 litros de água por dia, isso equivale a urinar de seis a oito vezes em 24 horas. Essa quantidade pode até dobrar num dia frio. Se passar desse limite, algo está errado. No organismo, um copo de 200 ml de água demora de 1,5 a 2 horas para se transformar em urina. Entretanto, isso varia de pessoa para pessoa, já que o tanto de urina produzido depende bem mais da porção de líquidos ingeridos ao longo do dia, independentemente da estação do ano.

Evite o consumo de líquidos antes de dormir, assim você não terá de levantar para ir ao banheiro. Água faz muito bem ao corpo, especialmente à pele. Beba bastante líquido independentemente da estação do ano. Água é vida!

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (PSF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com
 
 

LEIA TAMBÉM: Prevenção é o caminho para o combate à dengue, zika e chikungunya

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.