Saúde

É verdade que medicamento para dor causa constipação intestinal?

A resposta é sim. É muito comum que o uso de medicamentos para aliviar dores intensas, como os opioides (morfina e codeína), causem constipação ou obstipação intestinal, mais conhecida como “prisão de ventre”, em que o paciente tem muita dificuldade para evacuar, muitas vezes ficando dias sem ir ao banheiro. Mas não é só esse tipo de medicação que causa esse problema. 

Outros medicamentos de uso frequente, principalmente por pacientes idosos, além de outras reações adversas, causam obstipação. São eles: antiespasmódicos, como escopolamina, usado para cólica; antidepressivos, como amitriptilina; medicamentos usados na doença de Parkinson, como levodopa; terbutaline, usado na asma brônquica; antipsicóticos, como clozapina e clorpromazina; antiácidos, especialmente contendo alumínio; suplementos de cálcio; e medicamento para anemia, como sulfato ferroso. 

 Vale lembrar que a constipação intestinal é resultado de uma série de fatores, como: baixa ingestão de líquidos, principalmente água; baixo consumo de fibras (verduras, legumes); sedentarismo e efeito adverso de medicamentos. 

Dica: caso mesmo com bons hábitos você estiver fazendo uso de medicamentos que causem constipação, principalmente opioides, vale a pena, à noite, fazer uso de laxante (bisacordil, lactulona) para evitar que haja obstrução por fezes endurecidas. Nosso intestino costuma “funcionar” pela manhã, por isso o uso do laxante à noite ajuda a regular o intestino, que fará efeito pela manhã. 

Outra dica é só ir evacuar quando sentir vontade. Não é aconselhável ficar sentado no vaso sanitário lendo revistas ou tentando evacuar. Isso faz com que as fezes fiquem endurecidas e causem hemorroidas e fissuras. 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.