Você Pergunta

É pecado ser ambicioso?

“É pecado ser ambicioso?”, pergunta o Messias de Jesus, que mora no bairro do Rio Pequeno. 

Ô, Messias, antes de responder à sua pergunta, vale pensar no que significa ter ambição, ser ambicioso. Significa o desejo de riquezas, de poder, de bens deste mundo. Mas não é um simples desejo, é algo que se torna doentio e faz a pessoa passar por cima de muitos valores para conseguir o que quer. 

A ambição pode ter lá o seu lado positivo, quando é um sonho bonito de ser feliz, de conseguir algo na vida que realmente faz a pessoa se empenhar com amor, com tranquilidade, com método, com dignidade, com respeito. O sonho faz parte do existir humano, que sempre tende ao melhor. O sonho nos leva a lutar para concretizá-lo. A ambição desmedida nos faz perder o controle. 

Pela ambição, muitos roubam, pela ambição muitos matam. E a coisa ambicionada, uma vez alcançada, não satisfaz o ambicioso, porque ele sempre vai querer mais. Cada vitória dura pouco e leva à conquista de mais e mais coisas, tornando o coração incapaz de amar. E cada derrota é frustrante e empurra a pessoa para continuar atrás de coisas. O ambicioso é insaciável.

Que cada um se examine, portanto. Se é ambicioso a ponto de não ver outra coisa a não ser a coisa ambicionada, se a ambição leva a pessoa a passar por cima de tudo o que se interponha na sua busca, a ambição é pecado grave, porque ofende a Deus, ao próximo e leva a muitos outros pecados. É o que eu penso, Messias. Será que você concorda? Tomara!

 

LEIA TAMBÉM: ‘Levantai-vos e erguei a cabeça!’ (Lc 21,28) 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.