Você Pergunta

É correto venerarmos Maria e nos consagrarmos a ela?

Quem pergunta é a Cristina Araújo, da Vila Penteado. A pergunta é muito importante e, para respondê-la, começo fazendo a distinção entre adoração e veneração. A Igreja nunca adorou, não adora e nem vai adorar Maria, pois ela não é Deus. Só a Deus devemos adoração. Portanto, somente a Santíssima Trindade nós adoramos. 

Os anjos e os santos, Nossa Senhora na frente de todos, nós veneramos, prestamos nosso louvor e invocamos como intercessores. Isso pode ser comprovado na liturgia, que é a oração oficial da Igreja. Nas missas, os padres pedem a Deus pela intercessão dos santos, Nossa Senhora na frente, e dos santos anjos para alcançar as graças que precisam.

O único mediador entre o Pai e nós é Cristo. Mesmo as preces dirigidas aos santos têm como fim o próprio Cristo.

Quanto à segunda parte de sua pergunta, minha irmã, eu creio não haver problema algum em se consagrar a Nossa Senhora. Na verdade, essa consagração significa confiar-se a Maria e evitar todo sentimento de orgulho e vaidade. Na história da Igreja, São Luís MariaGrignion de Montfort promove e incentiva a consagração total a Nossa Senhora. Fazemos dela uma intercessora especial como a Mãe de Deus e nossa.

LEIA MAISNossos entes queridos intercedem por nós aqui na Terra quando estamos passando por alguma dificuldade ou tristeza? 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.