Sínodo Arquidiocesano

‘Deus habita esta cidade: somos suas testemunhas’

Ao iniciar a Semana Santa de 2019, comemorando a “entrada do Senhor em Jerusalém”, voltamos a nossa atenção para o lema do sínodo arquidiocesano de São Paulo: “Deus habita esta cidade: somos suas testemunhas”!

“Deus habita esta cidade”: Jesus sobe para Jerusalém, a cidade que martiriza os profetas (cf. Lc 13,33- 34), pronto para morrer, e insiste em convidá-la à conversão (cf. CIC, nº 557-558). Ao contemplá-la, Jesus chora sobre a cidade que não soube acolher a mensagem salutar do Evangelho (cf. Lc 19,41-44), mas, mesmo assim, Ele está decidido a evangelizá-la (cf. Lc 21,37) e torná-la centro de irradiação salvífica para todos (cf. Lc 24,45-48). Assim, entra de forma simples na própria cidade, ensinando que é pela humildade que se dá o testemunho da verdade (cf. CIC, nº 559). É na cidade que Jesus vive a sua Paixão e triunfa na Ressurreição. Tudo para fazer com que a cidade “creia no Evangelho e se converta”

“Somos suas testemunhas”: no relato da “Entrada de Jesus em Jerusalém”, chama-nos a atenção o “gesto de estender as roupas pelo caminho”. Podemos entendê-lo como um sinal do modo de vida da comunidade dos discípulos, os quais vão dispor de seus bens a serviço de Cristo e do seu Evangelho (cf. At 2,42-47), a fim de que sejam testemunhas de “nova vida”, esplendor da presença do Ressuscitado, que traz à cidade o Evangelho e sua transformação.

Assim, com essa pequena reflexão (inspirada nos Roteiros Homiléticos, Edições CNBB, Ano 5 – nº 22, 2019), encontramos uma forte motivação para a realização do segundo ano do sínodo arquidiocesano de São Paulo.

Em primeiro lugar, a insistência obediente de Jesus em convidar a cidade à conversão, bem como em convidar a comunidade dos seus discípulos (a Igreja) a não desistir de evangelizar a cidade pelo testemunho de comunhão, de mudança de mentalidade, de conversão e de contínua renovação para levar o Evangelho às suas periferias existenciais e geográficas.

Em segundo lugar, o chamado insistente do próprio Cristo à comunidade dos seus discípulos (a Igreja) de ser toda ela missionária.

É nessa insistência obediente de Jesus que, também nós, a Igreja que está na cidade de São Paulo, vivemos este “Tempo de Graça”, o sínodo arquidiocesano, em que, no segundo ano de sua realização, buscaremos, no âmbito das regiões episcopais, avaliar “como estamos respondendo com insistência obediente” à missão de evangelizar a cidade; e, pelo discernimento, encontrar “caminhos novos” para que se realize entre nós a nova evangelização.

Para este fim, “caminhar em comunhão” é o grande sinal de conversão e de irradiação da “Alegria do Evangelho” à cidade que é marcada pela fragmentação e desigualdade social.

O convite é único: que todos os organismos eclesiais da Arquidiocese de São Paulo se empenhem em viver intensamente o sínodo arquidiocesano participando, segundo os critérios do regulamento do segundo ano do sínodo, da Assembleia Regional desse evento tão importante.

Divino Espírito Santo, animai-nos com um vivo ardor missionário para o testemunho do Evangelho nesta cidade imensa!

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos é Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano.
 

LEIA TAMBÉM: No caminho sinodal da Arquidiocese de São Paulo em 2019

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.