Liturgia e Vida

Cumpriu-se o tempo e o Reino está próximo

3° DOMINGO DO TEMPO COMUM – 21 DE JANEIRO DE 2018

Iniciamos a meditação do Evangelho de São Marcos, que será proclamado sobretudo no Tempo Comum. Até o começo da Quaresma, vamos ler em Marcos 1,14-45 o início do ministério de Jesus na Galileia. João Batista é preso e Jesus inicia sua pregação. Chama seus primeiros discípulos para serem pescadores de gente. Ensina com autoridade e mostra, em ações concretas, que o Reino está próximo, enfrentando o poder demoníaco e curando os doentes. A cura de um leproso questiona o ‘código de pureza’ vigente entre os judeus. 

Neste terceiro domingo do Tempo Comum, João Batista encerra sua missão e sai de cena, mas sem deixar o espaço vazio. Ele sai, porque é preso, e Jesus entra. Sua pregação confirma a do Batista. João dizia, segundo o que lemos em Mateus: “Arrependei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” (Mt 3,2). Jesus vai para a Galileia e proclama o Evangelho de Deus: “Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). O conjunto todo é chamado de Evangelho de Deus ou Boa Notícia da parte de Deus. O anúncio propriamente dito é: “Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo”. Vem, em seguida, uma exortação: “Arrependei-vos e crede no Evangelho”, isto é, arrependam-se e acreditem neste anúncio que está sendo dado, de que o tempo se cumpriu e o Reino está próximo. 

“O Reino de Deus está próximo” significa que ele está entre nós, ao alcance da nossa mão. Não significa que ele vai chegar daqui a pouco. Significa simplesmente que ele já está aí, visível e palpável. João Batista dizia em sua pregação: “No meio de vós está alguém que não conheceis” (Jo 1,26). Este alguém é Jesus Cristo, e Ele é o Reino de Deus que está próximo. Na leitura dos Evangelhos, pode-se ver a proximidade do Reino nas palavras e nas ações de Jesus. Vendo o que Ele diz e vendo o que Ele faz, percebemos que o Reino está acontecendo. Por isso, cumpriu-se o tempo; não o tempo cronológico de calendário e relógio, e sim o tempo dos períodos da história humana dentro do projeto de Deus. Poderíamos dizer que terminou o tempo marcado pelas horas e está começando a eternidade sem tempo.

Para que o anúncio de Jesus se torne realidade humana, precisamos da conversão. “Convertam-se”, é a palavra forte no Livro de Jonas. Os habitantes de Nínive se converteram e tudo começou a ser diferente! “O tempo está abreviado”, escreve Paulo aos Coríntios”. Não percamos tempo, “pois a figura deste mundo passa”, mas façamos tudo com tempo, porque o tempo não poupa o que se faz sem ele.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.