Sínodo Arquidiocesano

Como sentimos o caminho sinodal em nossas paróquias?

Encerradas as assembleias paroquiais do sínodo arquidiocesano e prontos para celebrar o Natal de Jesus Cristo, colocamo-nos em reflexão e avaliação sobre o caminho sinodal que percorremos até aqui em nossas paróquias. 

Como o sínodo arquidiocesano foi acolhido por todos os fiéis da comunidade paroquial? Como ele foi vivido por todas as pastorais e organizações que atuam na paróquia? A comunidade paroquial assimilou bem o profundo sentido eclesiológico do sínodo arquidiocesano como caminho de “comunhão, conversão e renovação missionária”? O que esse caminho despertou e suscitou na comunidade? 

Numa avaliação geral, o caminho sinodal arquidiocesano vivido pelas paróquias neste ano foi salutar para todas as comunidades, pois:

1.  Foi o momento do grande VER da paróquia sobre sua realidade religiosa, pastoral e evangelizadora.

2.  A partir desse VER, a comunidade paroquial colocou-se à escuta do Espírito Santo para DISCERNIR o que Ele pede à própria comunidade, para que ela seja missionária e evangelizadora no lugar em que está.

3.  Do DISCERNIMENTO surgiram propostas de renovação da vida pastoral da paróquia em chave missionária. 

4.  Envolvida pelo caminho sinodal, a comunidade paroquial começou a perceber que deve assumir, definitivamente, um novo “rosto”: o de uma “Igreja em saída”, ousadamente missionária, que se desinstala da “mesmice” e vai ao encontro das periferias existenciais e geográficas, para ali anunciar o Evangelho de Cristo. 

5. Das assembleias paroquiais já surgiram propostas de ação pastoral e missionária tais como: acolher mais, ir ao encontro dos que se afastaram da comunidade, fazer visitas missionárias no bairro, incentivar as pastorais sociais, reconfigurar a Catequese, atuar mais no setor da juventude, viver mais a opção pelos pobres e excluídos e fazer da paróquia um “sinal” da presença de Deus no bairro. 

Sem dúvidas, o sínodo arquidiocesano já começou a despertar o ânimo e o ardor missionário nas comunidades de nossas paróquias. 

Por outro lado, é importante que cada paróquia, num momento oportuno, faça a sua avaliação, para que ela continue em sínodo, assumindo o caminho de “comunhão, conversão e renovação pastoral-missionária”. 

No Natal de Jesus Cristo, pedimos a Ele que oriente os nossos passos, na busca de uma conversão missionária que favoreça a renovação da Igreja em São Paulo e a auxilie a viver intensamente a sua vocação nesta cidade imensa. 

Um feliz e santo Natal de Jesus Cristo e que o ano de 2019 seja repleto de graças para todos nós! 

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos é Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano      
 
 

LEIA TAMBÉM: Contemplar o Menino com admiração 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.