Você Pergunta

Como ouvir a voz de Deus?

A Janete não me disse seu sobrenome. Ela mora em Manaus (AM) e quer saber como ouvir a voz de Deus. Todos nós devemos ouvir a voz de Deus. Sem ela, ficamos como um carro cujo sistema elétrico falhou e que corre em alta velocidade no escuro. Se o carro para, não pode concluir a viagem; se continua andando, pode se arrebentar numa curva qualquer da estrada.

A voz de Deus nos orienta, mostra o rumo, conduz. “Mas, como ouvir a voz de Deus?” É a pergunta que ela faz. Vamos lá! Deus nos fala pela Sagrada Escritura. Lembra-se daquele canto tirado da Bíblia? “Tua palavra é lâmpada para meus pés, Senhor, É luz para o meu caminho” (Sl 119,105)? Deus nos fala também pelos acontecimentos da vida. Numa alegria imensa que vivemos, num momento de dor intensa, podemos acolher os recados de Deus. Nas alegrias, Ele faz sentir sua presença. Nas tristezas, nos consola.

O problema é que ficamos esperando ouvir Deus gritando nosso nome. Não é preciso. Ele está perto de nós. E quem está perto não precisa gritar. Podemos também ouvir a voz de Deus nas pessoas queridas que nos oferecem o ombro, que nos consolam, que nos perguntam: “Em que posso servi-lo?”. Quantas vezes acabamos surpreendidos pela presença de alguém na hora em que precisamos e, então, reconhecemos: “Foi Deus quem enviou você neste momento!”

Podemos também ouvir a voz de Deus na palavra de nossos pastores. No seu ministério de ensinar, eles nos ajudam a ouvir e a entender a Palavra de Deus.

Enfim, Janete, Deus está conosco e nos fala na oração pessoal e em comum, nos sacramentos da Igreja, na Eucaristia.

Só mais um lembrete: quando fazemos uma escolha errada e ficamos incomodados, é Deus falando ao nosso coração. Pense nisso tudo, minha irmã Janete. Bom trabalho!

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.