Você Pergunta

Como deve ser a roupa do Ministro da Comunhão?

O Armando, aqui de São Paulo, é quem pergunta: “Padre Cido, gostaria de saber se um Ministro da Eucaristia pode ficar com a mesma roupa que veio de casa ou tem que vestir a calça preta e roupa branca que o seu pároco pede?” 

Armando, não estão errados os padres que, para solenizar mais a celebração eucarística, de acordo com a equipe litúrgica, confeccionam vestes especiais para seus Ministros Extraordinários da Eucaristia. Fica bonita a uniformidade. As vestes chamam a atenção para a função e não para a pessoa do ministro. 

Mas, não estão errados, também, Armando, os sacerdotes que, pensando em não fazer dos leigos um “sub-clero”, pedem a seus ministros que se vistam bem e que exerçam o ministério extraordinário da Comunhão com dignidade, com respeito, atentos ao fato de terem recebido um mandato de sua comunidade, fato que não os faz melhores do que os outros. 

Então, Armando, o que é combinado e aceito por todos é que deve ser concretizado. Peca contra a comunhão, o ministro que se veste com roupas destoante dos outros. Peca contra a comunhão, os que não aceitam as vestes especiais combinadas entre o pároco e sua comunidade reunidos. 

Você não me perguntou, mas eu vou acrescentar uma reflexão. O ministério extraordinário da Comunhão e todos os demais ministérios nunca devem ser permanentes. Eu penso que uma comunidade caminha de modo mais fraterno se os ministros forem trocados de tempos em tempos. Abrem-se mais possibilidades de outras pessoas servirem a comunidade e se evitam transtornos como o de pessoas que caem na tentação de serem mais importantes que as outras. 

Algumas coisas me parecem mais importantes e fundamentais antes da roupa a ser vestida. O testemunho de fé, o recato, o respeito com a Eucaristia e a humildade do ministro diante dos irmãos da comunidade são valores a serem testemunhados. É triste ver um ministro tratar os irmãos como crianças, ou pior, humilhando os irmãos, fazendo exigências ou dando lições que mais afastam de Deus do que aproximam alguém Dele. Pense nisso tudo, meu irmão.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.