Cultura

Bento XVI – Oração e Santidade

DICA DE LEITURA

A Molokai é a primeira editora no Brasil a lançar a coleção completa das catequeses de Bento XVI. A obra “Oração e Santidade - Catequeses ao Povo de Deus”reúne os quatro tomos que representam um verdadeiro legado do pontificado de Bento XVI, compondo, com seu Homiliário, uma das mais importantes obras do papa alemão. “Oração e Santidade” é, portanto, a antologia completa das Catequeses do referido Papa.

As Catequeses tratam sobre os seguintes temas: salmos e cânticos de vésperas, os apóstolos, testemunhas do cristianismo nascente, os padres da Igreja, o apóstolo Paulo, padres e escritores da Idade Média, mestres franciscanos e dominicanos, santas mulheres da Idade Média, doutores da Igreja, o homem em oração, a oração dos salmos, a oração de Jesus, a oração no Novo Testamento, a oração dos santos e da Liturgia e, finalmente, o Ano da Fé.

Em uma Catequese, o Papa explica como entende a fé:

“A fé é acolher esta mensagem transformadora na nossa vida, é acolher a revelação de Deus que nos faz conhecer quem Ele é, como atua, quais são os seus projetos para nós. Certo, o mistério de Deus está sempre para além dos nossos conceitos e da nossa razão, dos nossos ritos e da nossa oração. Contudo, com a revelação é sempre Deus que se autocomunica, que se diz, torna-se acessível. E nós somos feitos capazes de escutar a sua Palavra e de receber a sua verdade. Eis, então, a maravilha da fé: Deus, no seu amor, cria em nós – por meio da obra do Espírito Santo – as condições adequadas para que possamos reconhecer a sua Palavra. Deus mesmo, na sua vontade de manifestar-se, de entrar em contato conosco, de fazer-se presente na nossa história, torna-nos capazes de escutá-Lo e de acolhê-Lo”.

 

FICHA TÉCNICA:

Autor: Papa Bento XVI

Páginas: Tomo I – 490, Tomo II – 499, Tomo III – 635, Tomo IV – 382.

Editora: Molokai

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.