Sínodo Arquidiocesano

Assembleias sinodais nas regiões episcopais: a 4ª sessão

Desde maio deste ano, as regiões episcopais e os vicariatos ambientais vêm celebrando, passo a passo, suas assembleias sinodais e, agora, caminham para a finalização das respectivas assembleias com a realização da 4ª sessão, nos meses de outubro e novembro.

O caminho percorrido até aqui, em 2018 nas paróquias e 2019 nas regiões episcopais, nos ajudou a tomar consciência das riquezas e das carências de nossa ação evangelizadora e pastoral. É necessária uma profunda conversão e renovação da consciência e da ação missionária, para dar nova vitalidade à nossa Igreja em São Paulo, em cada uma das suas expressões concretas.

Agora, é o momento de tomar a centralidade do sínodo arquidiocesano, cujo objetivo é a “conversão pastoral em chave missionária”, para que a Igreja em São Paulo possa cumprir sua vocação e missão nesta cidade imensa e complexa, mas cheia de possibilidades.

Nossa conversão missionária e pastoral, porém, não parte de uma ideia ou de um projeto próprio: deve partir sempre de novo do encontro pessoal com Jesus Cristo. Nesse encontro, os olhos se abrem, os ouvidos se descerram, as paralisias são superadas e o coração se abre ao amor verdadeiro que faz reconhecê-Lo no irmão que sofre (cf. Mt 25,31-46), e servir sem esperar recompensa. 

É deste novo encontro com Jesus Cristo que somos interpelados à ação pastoral em chave missionária, cujas exigências são: 1) abandonar o cômodo critério pastoral: “sempre foi assim”; 2) repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos evangelizadores de todo o conjunto da Arquidiocese de São Paulo, desde as paróquias e suas comunidades, passando pelas regiões episcopais com seus setores e organismos eclesiais (pastorais, associações, movimentos, novas comunidades e outros) e com um novo olhar missionário contemplar a cidade nas suas múltiplas e complexas realidades.

E aqui chegamos ao objetivo da 4ª e última sessão do sínodo nas regiões episcopais: elaborar propostas para viabilizar o caminho de comunhão, conversão e renovação missionária das regiões e vicariatos ambientais e da inteira Arquidiocese de São Paulo, partindo dos desafios e possibilidades apresentados na 3ª sessão.

Cada região episcopal e vicariato ambiental produzirá um relatório consistente com as indicações trabalhadas na 4ª sessão. 

A Secretaria da Coordenação de cada região episcopal do sínodo recolherá todo o material produzido na 4ª sessão e nas sessões precedentes e o encaminhará para a Secretaria Geral do sínodo arquidiocesano, a fim de que constitua “instrumento de trabalho” da assembleia sinodal arquidiocesana de 2020.

Que o Espírito Santo faça com que “caminhemos sempre unidos num só coração” e que este “coração” seja pleno de Cristo, de seu Evangelho e de grande ardor missionário.

LEIA TAMBEMO que já percorremos e o que ainda percorreremos no caminho sinodal

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.