Saúde

Aproxima-se a época de maior incidência da febre amarela

Entre os meses de dezembro e março, aumenta significativamente o índice de transmissão da febre amarela nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nesses locais e outras áreas de alta incidência da doença, a recomendação é que aqueles que ainda não se vacinaram o façam antes do início do verão. 

Desde o surto registrado em dezembro de 2017, a vacinação para febre amarela foi ampliada em 4.469 municípios. Isso se deu a partir da inclusão de 940 cidades, localizadas principalmente nas proximidades das capitais e áreas metropolitanas das regiões Sudeste e Sul do Brasil, onde houve evidência da circulação viral. A cobertura vacinal deve ser de, no mínimo, 95% da população. 

A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação e distribuída mensalmente aos estados. Este ano já foram enviados, para todo o País, 30 milhões de doses da vacina. Apesar dessa disponibilidade, há uma baixa procura da população pela vacinação. As pessoas devem tomar a dose pelo menos dez dias antes do deslocamento para as áreas recomendadas.

O público-alvo para vacinação são pessoas a partir de 9 meses de idade, que não tenham comprovação de vacinação.

Até o dia 8 de novembro, haviam sido confirmados 1.311 casos de febre amarela no País e 450 óbitos ao longo de 2018. No mesmo período do ano passado, foram notificados 795 casos e 262 mortes.

(Com informações do Ministério da Saúde)
 

LEIA TAMBÉM: O diálogo permanente entre a Igreja e a sociedade

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.