Cultura

Apologética Católica

“Apologética é a parte da Teologia que procura explicar as razões da fé, demonstra as razões da doutrina diante de seus oponentes e aponta seus erros para proteger a sua integridade.”, explica o site criado e dirigido por José Miguel Arraiz. O conteúdo é repleto de artigos sobre a fé católica, com respostas inteligentes a perguntas que muitas vezes os católicos ouvem sem saber responder, como “Deus castiga?”, “A alma é imortal?”, “Lutero não tinha razão?”, “Jesus é Deus?”, entre muitas outras.

Um dos artigos, sobre a sucessão apostólica, começa assim: “Há algum tempo, li em um fórum evangélico que a doutrina da sucessão apostólica não tinha fundamento bíblico, que era uma tentativa da Igreja Católica em atribuir para si uma autoridade que não lhe cabia. Quero, com o presente estudo de caráter apologético, estudar o que é a sucessão apostólica e o seu fundamento bíblico e histórico”. O que é a sucessão apostólica?

“Quando Cristo veio à terra e edificou a sua Igreja, dentre seus discípulos, elegeu doze homens e lhes conferiu autoridade, poder e um ministério a cumprir: pastorear a Igreja. Com a expressão ‘sucessão apostólica’ se indica, em Teologia, que os apóstolos, conscientes de que não viveriam para sempre e por vontade de Cristo, estavam destinados a possuir sucessores que continuariam o seu ministé- rio, com a mesma autoridade que eles receberam de Cristo. (...)”

O restante do artigo pode ser lido on-line. O site procura manterse estritamente de acordo com o Magistério infalível da Igreja Católica e disponibiliza material para leitura em português, espanhol e inglês. O endereço eletrônico é http://apologeticacatolica.org/pt/.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.