Você Pergunta

Aos 30 anos, quero ser padre. O que fazer?

O Luiz Sérgio, de Patos de Minas (MG), 30 anos de idade, bem empregado, se sente vocacionado. E quer saber como proceder se ele resolver ser padre (e tendo um bem imóvel).

Luiz Sérgio, é bom ouvir de uma pessoa a declaração de que sempre se sentiu chamado à vida sacerdotal. A palavra “vocação” que dizer isso mesmo: um chamado de Deus que ecoa no coração da gente.

O fato de ter 30 anos e ser bem empregado não constitui impedimento para o sacerdócio. Há pessoas adultas de todas as condições sociais e de todas as profissões que, de repente, se sentem chamadas e dão o seu sim alegremente. É claro, meu irmão, que haverá um momento em que você terá que seguir seu rumo sem se preocupar com os bens deste mundo, com seu trabalho, com os compromissos que você tem.

O que fazer, então? Não existem outros caminhos senão o de procurar quem possa ajudá-lo a discernir a sua vocação. Depois, é preciso dirigir-se a quem na diocese cuida da Pastoral Vocacional. Lembre-se que a Filosofia e a Teologia são imprescindíveis para quem deseja o sacerdócio. Mesmo já tendo nível superior de ensino, o sacerdócio exige uma preparação especial. Tudo isso deverá ser explicado a você no centro vocacional da diocese.

Sendo aceito, meu irmão, vá em frente. Confesso a você que é uma alegria imensa ser consagrado a Deus e estar a serviço da Igreja como sacerdote e pastor. Deus o ajude nesta busca que você vai começar.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.